O Agente Coulson é confirmado na série de TV da SHIELD.

Em um painel na NY Comic-Con em Nova York, o escritor-diretor de Os Vingadores, Joss Whedon, e o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, confirmaram que a série de TV SHIELD, produzida pela Marvel Television, que adaptará a agência de contraespionagem dos quadrinhos da Marvel Comics levada aos cinemas nos filmes do Marvel Studios, a ser exibida no canal ABC, terá o personagem Agente Coulson, vivido pelo ator Clark Gregg.

Clark Gregg, mais conhecido por sua atuação na série de TV, The New Adventures of Old Christina, estreou como o Agente Phil Coulson em Homem de Ferro, de 2008, e continuou aparecendo em todos os outros filmes do Marvel Studios – Homem de Ferro 2, Thor eCapitão AméricaO Primeiro Vingador – “faltando” apenas a O Incrível Hulk. Criado especificamente para o cinema, o personagem cativou os fãs e serviu como uma liga aos filmes do estúdio na tentativa – bem sucedida – de criar um Universo Marvel nos Cinemas.

Sua presença na nova série de TV da SHIELD foi uma boa surpresa: ninguém esperava por isso, já que – aviso de um pequeno spoiler – o Agente Coulson é morto por Loki no meio de Os Vingadores.

Maria Hill e Phil Coulson em Os Vingadores.

Joss Whedon e Kevin Feige, no entanto, reforçam que mantém a série baseada na realidade e ligada ao universo dos filmes.

Num vídeo exibido na NY Comic-Con, Whedon diz:

Nós todos amamos Clark Gregg e não havia dúvidas sobre isso [Coulson estar na série]. Mesmo antes de fazermos Os Vingadores, nós discutimos se seria um caminho para ele ser parte do Universo Marvel, talvez parte de um show de TV mesmo após sua morte. O ponto que importa é que, como gostamos muito dele, agora que estou realmente em parceria com a Marvel [Whedon é o Consultor Criativo de todo o Universo Marvel nos Cinemas], eu gostaria de manter um tipo de integridade artística, o que significa que não iremos romper os trilhos da realidade.

Rumores ligaram Coulson ao Visão: improvável.

Ou seja, haverá algum tipo de explicação para a presença de Coulson na série após ter morrido. Talvez sua morte tenha sido um truque. Talvez sua presença seja em flashbacks ou em depoimentos de vídeos, talvez a série seja um prelúdio a Os Vingadores… Enfim, haverá alguma solução que não conhecemos.

Lembremos apenas que correu um rumor há algum tempo atrás de que o Agente Coulson poderia ser revivido por meio da utilização de seus padrões mentais em um robô, o que o tornaria no herói dos quadrinhos Visão, um grande vingador clássico, membro recorrente da equipe desde os fins dos anos 1960 até o início dos anos 2000. Porém, comentários anteriores acerca de SHIELD dariam conta de que a série seria de cunho mais realista, o que inviabiliza tal medida.

Por fim, Kevin Feige finaliza:

Nunca haverá um programa da SHIELD sem o Agente Phil Coulson. Ele estará liderando o programa da SHIELD e sempre foi assim.

Clark Gregg é o primeiro ator oficializado no novo programa.

Os programas da Marvel TV são alocados na emissora ABC, também pertencente ao conglomerado Disney. A Marvel também visava produzir séries de vários outros personagens, como Jessica Jones, O Justiceiro, Manto & Adaga e Harpia, mas nenhuma das séries entrou realmente em produção até agora. Efetivamente em produção está apenas a série SHIELD, a ser criada e supervisionada por Joss Whedon.