
Já há algum tempo, o HQRock vem observando que The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox, parece ter uma ambientação contemporânea, em vez de ser um “filme de época”, passado nos anos 1970/1980 como tinha sido anunciado anteriormente, já que pretensamente, ocorreria antes da trilogia dos X-Men nos cinemas. Confira nossas observações aqui e aqui.
Agora, o diretor James Mangold confirma o que já havíamos descoberto: The Wolverine se passará depois de X-Men – O Confronto Final, último filme da trilogia da equipe mutante, lançado em 2007. Portanto, é uma jornada solitária de Logan num contexto em que os X-Men não existem mais e que alguns de seus membros mais importantes – Charles Xavier, Jean Grey e Scott Summers, o Ciclope – estão mortos.
Em uma entrevista exclusiva à revista Empire, Mangold foi bem direto:
Jean Grey se foi, a maioria dos X-Men se foram ou se separaram, então há uma tremenda sensação de isolamento para ele. Isso era muito importante para mim, que eu chegasse em um tempo específico da sua jornada. Queria poder contar a história sem o fardo de seguir um filme que já existia e ter que me conformar com ele. A ideia de imortalidade tem um grande peso nesta história e o fardo da imortalidade se torna pesado para Logan. Para mim, é uma parte tão interessante da personalidade de Logan e é praticamente impossível explorá-la se você tem um time ou liga envolvidos.
O drama da imortalidade – algo que poderia ter sido explorado em X-Men Origens – Wolverine – é muito bem-vindo ao personagem e neste contexto específico é ainda mais interessante.

A reportagem da Empire é ilustrada com uma imagem de Logan com suas garras para fora e muita gente já notou que elas são feitas de ossos e não de adamantium, o metal indestrutível que reveste seus ossos. Longe de termos uma regressão à condição do personagem – com nos quadrinhos dos anos 1990 em que o adamatium foi tirado do corpo de Wolverine por Magneto (veja detalhes aqui) – é apenas a confirmação de que uma parte (pequena) do filme se passará no passado, precisamente nos tempos da II Guerra Mundial. Fotografias das filmagens já davam a entender isso e as garras de ossos só confirmam isso.
Provavelmente, haverá algum tipo de conexão de Logan com o clã Yashida durante a Guerra que servirá como link para Logan retornar ao país após “o fim” dos X-Men.
E repare que a nova imagem mostra Logan dentro de um poço, artefato que já foi fotografado nas filmagens.


Além disso, o fato de estar depois de O Confronto Final também reforça outro rumor que apareceu junto ao filme que é de que Jean Grey poderia fazer uma ponta na história. Embora esse elemento entre em contradição com a vontade expressa do diretor de fazer um filme “sem vínculos diretos” com um anterior, não deixa de ser uma possibilidade já que, apesar de morta, Grey é a Fênix, uma entidade que está destinada sempre a ressuscitar. Portanto, não é impossível que aja um link neste filme para Days of Future Past, a sequência de X-Men – Primeira Classe, que se passa no passado e mostra as origens do grupo. Days of Future Past envolverá viagens no tempo e pode ser usado para estabelecer um vínculo direto entre as três séries cinematográficas dos X-Men: a trilogia, os filmes solo de Wolverine e a nova série no passado. Veremos.
The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco traz Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Hiroyuki Sanada (Shigen Yashida), Hal Yamanouchi (aparentemente, também Shingen Yashida), Tao Okamoto (Mariko Yashida), Rila Fukushima (Yukio), Will Yun Lee (Kenuichio Harada/ Samurai de Prata), Brian Tee (Noboru Mori), Svetlana Khodchenkova (Víbora). As gravações já começaram na Austrália e no Japão. A estreia está marcada para 26 de julho de 2013.
Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.

