Ultron vai derrotar os Vingadores…. outra vez.

A editora Marvel Comics publicou alguns detalhes de sua recém-anunciada principal saga de 2013: Age of Ultron, colocando os Vingadores contra um de seus piores inimigos, Ultron, a inteligência artificial que habita um corpo robótico indestrutível.

Segundo a editora, a saga começará já mostrando que Ultron venceu a batalha e alguns dos principais defensores da Terra estão mortos. Assim, um pequeno grupo de sobreviventes, formado por Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Mulher-Invisível, Fera, Emma Frost, Cavaleiro da Lua, Mulher-Hulk e até o vilão Treinador, se une para derrotar o poderosíssimo autômato.

A saga terá 10 capítulos que serão publicados no formato (incomum) quinzenal, escrita por Brian Michael Bendis (que cuidou das revistas dos Vingadores entre 2004 e 2012) e desenhadas por Bryan Hitch (os cinco primeiros capítulos) e Carlos Pacheco e Brandon Peterson (os últimos cinco). O próprio Bryan Hitch já anunciou que este é o seu último trabalho para a Marvel, artista que ficou mundialmente famoso pelos desenhos da história Os Supremos, a versão moderna, alternativa e radical dos Vingadores.

Além disso, a história de Age of Ultron segue como um tipo de “segredo de Estado” dentro da Marvel e somente seis pessoas sabem como ela termina. Os arquivos com roteiros e desenhos estão protegidos com uma senha que somente esse sexteto conhece.

Pela descrição, dá a entender que a trama envolverá uma viagem no tempo, já que a Marvel não vai simplesmente matar personagens como Capitão América, Thor, Hulk e outros. É preciso lembrar que o primeiro arco da nova revista Avengers, de 2010, escrita por Brian Michael Bendis e desenhada por John Romita Jr., trouxe justamente uma trama na qual o também vilão Kang, o conquistador, levava os Vingadores a um futuro próximo para tentar impedir uma guerra contra Ultron que dizimaria a vida na Terra. Guerra essa causada pelo próprio Kang. Na impossibilidade de deter Ultron, os Vingadores simplesmente argumentam com o robô, convencendo-o de que aquele evento não lhe era interessante.

Mas parece que algo deu errado de novo e o ciclo temporal se repetiu. Ou não?

Os Vingadores surgiram nos quadrinhos em 1963, criados por Stan Lee e Jack Kirby, publicados em The Avengers 01, reunindo personagens já criados previamente. Mais importante supergrupo da Marvel Comics, fazer parte da equipe significa ter um status diferenciado de importância no Universo da editora.