Christopher Nolan: não comparem Superman com Batman.
Christopher Nolan: não comparem Superman com Batman.

Na medida em que se aproxima o lançamento do trailer de Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, as notícias sobre filme vem aumentando.

Agora é o produtor Christopher Nolan quem fala sobre o filme. Tendo entregue o fim da Trilogia Cavaleiro das Trevas há pouco e sendo um dos responsáveis pela história que dá base ao novo filme do Superman, é quase óbvio que virão comparações entre os dois maiores heróis da DC Comics.

Nolan, contudo, solicita que não sejam feitas comparações, pois os dois personagens são muito diferentes, além do que ele é Produtor do filme, que é dirigido pelo (ótimo) Zack Snyder. Em entrevista ao Playlist, o diretor disse:

É o filme de Zack Snyder e acho que as pessoas vão adorar o que ele fez. É uma abordagem incrível para o personagem, que é completamente diferente do Batman. Não dá pra repetir as ideias com esses dois. David Goyer inventou essa maneira brilhante de tornar o Superman relacionável pelas pessoas e relevante para o público. Zack aproveitou essa ideia e a ampliou. O que ele está fazendo é incrível, mas ainda tem muito caminho pela frente. O Superman é o maior super-herói e precisa do maior filme possível. É exatamente isso que Zack está fazendo.

Superman e Batman na arte de Ed McGuinness: maiores heróis da DC Comics.
Superman e Batman na arte de Ed McGuinness: maiores heróis da DC Comics.

Também não faltou a obrigatória pergunta sobre se o cineasta voltará ao universo do Batman. Nolan foi categórico: “não“, contudo, deu a entender que pode estar de algum modo ligado ao filme da Liga da Justiça – provavelmente novamente apenas como Produtor – que terá o Batman, obviamente.

Sobre voltar ao Batman:

É definitivo. Terminei com os filmes do Batman. A trilogia está completa e acabou da maneira que eu havia planejado.

Quando perguntado sobre a Liga da Justiça, não disse nem que sim, nem que não:

 

Eu estou produzindo Superman e desfrutando de uma folga.

Poster do filme criado por um fã na internet.
Poster do filme criado por um fã na internet.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista, na qual terá que combater o vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.