Brandon Routh ou Tom Welling? Qual dos dois está concorrendo a Star-Lord?
Brandon Routh ou Tom Welling? Qual dos dois está concorrendo a Star-Lord?

Parece que está cada vez mais perto de termos uma revelação oficial de um contratado para Os Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios. Nos últimos dias, é enorme o número de atores relacionados aos testes de elenco para viver o protagonista do filme: Peter Quill, o Star-Lord, filho de uma terráquea com um extraterrestre.

Há poucos dias, o HQRock publicou que os atores Joseph Gordon-Levitt (Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge, A Origem e Looper) e Michael Rosenbaum (o Lex Luthor de Smallville) aparentemente estão no páreo. Mas há outros…

Star Lord: o líder dos Guardiões da Galáxia.
Star Lord: o líder dos Guardiões da Galáxia.

O site MovieHole afirma que um ex-Superman está disputando pelo papel. Qual deles? Tendo em vista a faixa etária dos outros candidatos, só podem ser Brandon Routh (de Superman – O Retorno) ou Tom Welling (de Smallville). Routh vem fazendo pequenos papéis em projetos relacionados às histórias em quadrinhos (Dylan Dog, Scott Pilgrim Contra o Mundo) ou voltados ao público nerd (a série Chuck), enquanto Welling já esteve relacionado a outros rumores envolvendo a Marvel, mais especificamente, ao filme do Dr. Estranho.

Outro ator cotado para Star-Lord é John Krasinski (de The Officer).

Os candidatos a Drax:
Os candidatos a Drax: Wade, Bautista e Mustafa.

E  não é só o papel de Star-Lord que está sendo testado. O mesmo vale para Drax, o destruidor, outro importante membro da equipe. Segundo o site Comic Book Movie, três atores de físico avantajado estão sendo cotados:  Brian Patrick Wade, Dave Bautista e Isaiah Mustafa.

Drax na arte conceitual do filme liberada ano passado.
Drax na arte conceitual do filme liberada ano passado.

Nos quadrinhos, a história de Drax está totalmente vinculada a do vilão Thanos. Em The Invencible Iron-Man 55, de 1973, escrita e desenhada por Jim Starlin, com coautoria de Mike Friedrich, Thanos chega à Terra, vindo de Titã, lua de Saturno, e ataca um carro que o viu, matando o motorista, Arthur Douglas e sua esposa, enquanto a filha, Heather, sobrevive. Visando impedir o próprio filho, o pai de Thanos, Mentor, une esforços com o deus dos titãs, Kronos, para criarem alguém capaz de deter o vilão. Assim, Mentor e Kronos capturam o espírito de Douglas e o colocam em um corpo muito mais poderoso, nascendo Drax, o destruidor.

O personagem foi um coadjuvante importante do universo cósmico da Marvel nos anos 1970 – da qual Jim Starlin foi o principal criador – aparecendo em diversas revistas, como Capitão Marvel, Warlock, Thor e Vingadores. Drax foi morto por sua própria filha – que se tornou a vingadora Serpente da Lua – em Avengers 220, de 1982, numa história escrita por Jim Shooter e desenhada por Bob Hall.

Drax em seu visual original, dos anos 1970.
Drax em seu visual original, dos anos 1970.

Mas como ninguém fica morto nos quadrinhos, Drax foi ressuscitado quando Jim Starlin assumiu a revista do Surfista Prateado, em 1990, precisamente em Silver Surfer (vol. 03) 35, sendo um personagem fundamental da revista até seu cancelamento no número 50. Ele também foi peça fundamental da Trilogia do Infinito, escrita por Starlin e desenhada por Ron Lin e George Perez, publicada durante a primeira metade dos anos 1990, na qual Thanos busca a Manopla do Infinito para ter poderes incomensuráveis.

(Parêntese: é bem provável que esta história fundamente a trama de Os Vingadores 2).

Drax continuou aparecendo nas revistas do lado cósmico da Marvel e até teve uma minissérie própria em 2004, mas ganhou mais visibilidade e importância a partir do megaevento Aniquilação, em 2006. Na sequência Aniquilação: Conquista, em 2008, surgiu a nova versão dos Guardiões da Galáxia ao qual Drax passa a fazer parte.

A versão do personagem nos cinemas, contudo, deve ser modificada e mais simples. O mais óbvio seria simplesmente torná-lo um titã, tal qual Thanos.

Por fim, um detalhe curioso: até agora, nenhum rumor sobre a personagem feminina Gamora ganhou força. Provavelmente, então, não estão havendo testes para ela. Por que? Isso pode significar que o Marvel Studios já tem uma escolha para a vaga.

Com a proximidade das filmagens, espera-se que a produção emita um anúncio oficial de escalação ainda este mês de janeiro.

Os Guardiões da Galáxia será dirigido por James Gunn, que também reescreve o roteiro que já passou pelas mãos de Nicole Pearlman e Chris McCoy. A data de lançamento do filme é 1º de agosto de 2014. Ele integra a Fase 2 do Marvel Studios e terá conexões com Os Vingadores 2, que sai no ano seguinte.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Sua versão mais moderna, surgida na maxissérie Aniquilação, em 2008, foi criada por Dan Abnett e Andy Lanning.