Foto oficial do novo Superman cercado pelo exército.
Foto oficial do novo Superman cercado pelo exército.

O roteirista David S. Goyer está muito badalado nos últimos tempos. Não somente é um dos escritores da Trilogia Cavaleiro das Trevas, que encerrou a jornada do Batman no ano passado, mas também está lançando uma nova série de TV de sua autoria, chamada Da Vince’s Demons, uma ficção que transforma o pintor, matemático, engenheiro e cientista Leonardo Da Vince como um tipo de detetive do século XV e estreia pelo canal Starz. Contudo, além de tudo isso, Goyer também é o roteirista de Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder.

Em entrevista ao Access Hollywood, Goyer falou um pouco sobre o filme do último filho de Krypton:

Eu acredito que este seja o tipo de filme que o mundo precisa nesse momento. Estou muito orgulhoso do que fizemos. Eu nunca imaginei que faria um filme do Superman. Ele é mais difícil de trabalhar. É muito mais fácil fazer um filme de herói sombrio, que não tem superpoderes, como o Batman. Mal posso esperar para que as pessoas assistam ao filme.

Já em entrevista ao Craven OnLine, o roteirista falou de outros dois projetos que esteve envolvido: a Trilogia Blade e o filme-solo nunca realizado de Magneto.

David S. Goyer: roteirista de Batman agora no Superman.
David S. Goyer: roteirista de Batman agora no Superman.

Blade é um herói da Marvel Comics, um híbrido de humanos e vampiros que caça vampiros malignos e ganhou três filmes de bastante sucesso, estrelados por Wesley Snipes. O site questionou se ele faria um reboot de Blade, agora que os direitos do personagem retornaram para a Marvel, que poderia produzi-lo com o Marvel Studios e inclui-lo no mesmo universo dos Vingadores, se quisesse. O escritor é otimista:

Eu faço. Agora que a Marvel-Disney recebeu os direitos de volta, estou certo de que farão. Eles fizeram um monte de dinheiro com aquele personagem para não fazer um reboot dele em algum momento. (…) Quero dizer, veja, entre merchandise e outras coisas, aquele pequeno personagem gerou quase um bilhão de dólares.

Blade por Wesley Snipes: textos de Goyer.
Blade por Wesley Snipes: textos de Goyer.

Goyer usa um bom argumento, já que Blade é um personagem pouco conhecido até dos leitores de quadrinhos mais antenados. Blade surgiu como coadjuvante das histórias de terror da Marvel, protagonizadas pelo próprio Conde Drácula. Sua primeira aparição se deu em The Tomb of Dracula 10, de 1973, por Marv Wolfman e Gene Colan.

O personagem continuou aparecendo na revista e em outras da linha de terror da editora ao longo dos anos 1970. No início dos anos 1990, com o sucesso de personagens mais sombrios e violentos, como Wolverine e Justiceiro, Blade retornou como coadjuvante do Motoqueiro Fantasma, em 1992, e chegou a ter uma revista própria, Blade: The Vampire Hunter, em 1994, que durou dez edições.

Com o sucesso dos filmes, a partir de 1998, o personagem ganhou novas revistas e especiais, inclusive, no prestigiado selo Marvel Max, mas com o fim da trilogia cinematográfica, voltou a ficar esquecido.

Por fim, veio uma pergunta sobre o filme-solo de Magneto, chamado à época de X-Men Origens – Magneto, que contaria a vida do vilão desde sua infância no campo de concentração até sua transformação no maior dos vilões mutantes. Foi David S. Goyer quem escreveu o roteiro e talvez até dirigisse o filme para a Fox, cujo lançamento poderia ser em 2010. O fracasso de X-Men Origens – Wolverine terminou cancelando o projeto, mas em certo sentido, a história de Magneto foi contada em menos detalhes em X-Men – Primeira Classe, lançado em 2011.

Magneto em Primeira Classe: usando ideias de Goyer.
Magneto em Primeira Classe: usando ideias de Goyer.

O site pergunta se Primeira Classe usou elementos do roteiro que produzira:

Usou sim. Usou. É meio que aquilo [o roteiro dele], mas expandido [em Primeira Classe]. Eu fiquei um pouco chateado. Eles definitivamente usaram alguns elementos do meu script.

Se o novo filme do Superman for um sucesso – e tudo indica que será – David Goyer vai facilmente se firmar como o principal roteirista de adaptações cinematográficas de quadrinhos nos últimos anos.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista, na qual terá que combater o vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.