Oscar: Quase ignorou os super-heróis.
Oscar: Quase ignorou os super-heróis.

Saiu agora pela manhã os indicados ao Oscar 2013, o prêmio da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. A lista consagra obras como Lincoln de Steve Spielberg, lança destaque novamente a Quentin Tarantino por Django Livre e dá um reconhecimento interessante a Argo, o surpreendente filme de Ben Affleck como diretor. Os filmes de super-heróis, contudo, foram praticamente ignorados pela Academia.

Batman: totalmente ignorado dessa vez.
Batman: totalmente ignorado dessa vez.

Para este ano, havia a expectativa de que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge viesse a ser indicado nas premiações principais, tendo em vista não somente a qualidade do mesmo, mas ser o fim da Trilogia do personagem. Entretanto, a obra de Christopher Nolan foi totalmente ignorada pelo Oscar e não ganhou nenhuma indicação.

Os dois filmes anteriores ganharam indicações. Batman Begins foi indicado a Melhor Fotografia. Batman – O Cavaleiro das Trevas foi premiado com os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger como o Coringa e por Melhor Edição de Som para Richard King. Além disso, foi indicado em outras seis categorias: Direção de Arte, Fotografia, Edição, Maquiagem, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.

Desta vez, nem nos tradicionais prêmios técnicos o filme foi contemplado.

Além dos tradicionais por som, Ressurge merecia ser indicado pelo menos por Efeitos Visuais e Direção de Arte. O esmero da produção e a opção por efeitos práticos em vez de digitais deveriam ser reconhecidos. O uso das câmaras IMAX, que dá ao filme uma beleza plástica impressionante, além de uma imagem muito nítida, deveria garantir uma indicação de Fotografia.

Bale e Caine poderiam ser indicados ao Oscar. Mas não ocorreu.
Bale e Caine poderiam ser indicados ao Oscar. Mas não ocorreu.

Embora tenhamos que reconhecer que este é um ano concorrido no campo dos atores, não seria injusto as indicações de Christian Bale como Melhor Ator e de Michael Caine, como Ator Coadjuvante. Bale ganhou um Oscar há pouco tempo e isso pode ter pesado contra ele, mas Caine é um grande ator britânico que ainda não foi tão premiado quanto merece. E digamos que uma indicação a Melhor Filme estivesse fora de cogitação por causa da grande concorrência, não seria inadequado uma indicação de Melhor Diretor a Christopher Nolan, mesmo pelo apuro técnico da obra.

Skyfall: nenhuma indicação nos prêmios principais.
Skyfall: nenhuma indicação nos prêmios principais.

Em certo sentido, O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi “substituído” das indicações ao Oscar por 007 – Operação Skyfall, ao qual também se esperava indicações aos prêmios principais. Dias atrás, Skyfall foi indicado a Melhor Filme pelo Sindicato dos Produtores de Hollywood, o que era um indicativo. O filme também foi contemplado em outras premiações importantes, como o BAFTA britânico. No Oscar, Skyfall é indicado a cinco prêmios: Fotografia, Canção Original (Skyfall, de Adele), Melhor Trilha Sonora Original (Thomas Newman), Edição de Som e Mixagem de Som.

Os Vingadores: indicação a Efeitos Visuais é merecida.
Os Vingadores: indicação a Efeitos Visuais é merecida.

Por sua natureza de “filme pipoca”, não havia grandes expectativas quanto a Os Vingadores, mas o filme está indicado ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais. Seria uma grande injustiça se não fosse contemplado nesse. E merece ser o vencedor da noite mais do que qualquer outro. A beleza plástica de As Aventuras de Pi (seu maior concorrente) poderia ser contemplada em Direção de Arte, dando à equipe da Marvel a premiação de Efeitos Visuais.

Os Miseráveis: Wolverine e Mulher-Gato indicados por por outros papéis.
Os Miseráveis: Wolverine e Mulher-Gato indicados por por outros papéis.

Por fim, é curioso notar que, seguindo a mesma linha do BAFTA, nas premiações a atores, há vários dos protagonistas dos últimos filmes de super-heróis. Hugh Jackman (de The Wolverine) está indicado como Melhor Ator por Os Miseráveis; e Jennifer Lawrence (a Mística de X-Men – Primeira Classe) está indicada por O Lado Bom da Vida. Nas Atrizes Coadjuvantes, temos Amy Adams (a nova Lois Lane em Superman – O Homem de Aço) por O MestreAnne Hathaway (a Mulher-Gato de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) por Os Miseráveis; e Sally Field (a Tia May de O Espetacular Homem-Aranha) por Lincoln.

A premiação do Oscar será em 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo.