
Saiu agora pela manhã os indicados ao Oscar 2013, o prêmio da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. A lista consagra obras como Lincoln de Steve Spielberg, lança destaque novamente a Quentin Tarantino por Django Livre e dá um reconhecimento interessante a Argo, o surpreendente filme de Ben Affleck como diretor. Os filmes de super-heróis, contudo, foram praticamente ignorados pela Academia.

Para este ano, havia a expectativa de que Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge viesse a ser indicado nas premiações principais, tendo em vista não somente a qualidade do mesmo, mas ser o fim da Trilogia do personagem. Entretanto, a obra de Christopher Nolan foi totalmente ignorada pelo Oscar e não ganhou nenhuma indicação.
Os dois filmes anteriores ganharam indicações. Batman Begins foi indicado a Melhor Fotografia. Batman – O Cavaleiro das Trevas foi premiado com os Oscars de Melhor Ator Coadjuvante para Heath Ledger como o Coringa e por Melhor Edição de Som para Richard King. Além disso, foi indicado em outras seis categorias: Direção de Arte, Fotografia, Edição, Maquiagem, Mixagem de Som e Efeitos Visuais.
Desta vez, nem nos tradicionais prêmios técnicos o filme foi contemplado.
Além dos tradicionais por som, Ressurge merecia ser indicado pelo menos por Efeitos Visuais e Direção de Arte. O esmero da produção e a opção por efeitos práticos em vez de digitais deveriam ser reconhecidos. O uso das câmaras IMAX, que dá ao filme uma beleza plástica impressionante, além de uma imagem muito nítida, deveria garantir uma indicação de Fotografia.

Embora tenhamos que reconhecer que este é um ano concorrido no campo dos atores, não seria injusto as indicações de Christian Bale como Melhor Ator e de Michael Caine, como Ator Coadjuvante. Bale ganhou um Oscar há pouco tempo e isso pode ter pesado contra ele, mas Caine é um grande ator britânico que ainda não foi tão premiado quanto merece. E digamos que uma indicação a Melhor Filme estivesse fora de cogitação por causa da grande concorrência, não seria inadequado uma indicação de Melhor Diretor a Christopher Nolan, mesmo pelo apuro técnico da obra.

Em certo sentido, O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi “substituído” das indicações ao Oscar por 007 – Operação Skyfall, ao qual também se esperava indicações aos prêmios principais. Dias atrás, Skyfall foi indicado a Melhor Filme pelo Sindicato dos Produtores de Hollywood, o que era um indicativo. O filme também foi contemplado em outras premiações importantes, como o BAFTA britânico. No Oscar, Skyfall é indicado a cinco prêmios: Fotografia, Canção Original (Skyfall, de Adele), Melhor Trilha Sonora Original (Thomas Newman), Edição de Som e Mixagem de Som.

Por sua natureza de “filme pipoca”, não havia grandes expectativas quanto a Os Vingadores, mas o filme está indicado ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais. Seria uma grande injustiça se não fosse contemplado nesse. E merece ser o vencedor da noite mais do que qualquer outro. A beleza plástica de As Aventuras de Pi (seu maior concorrente) poderia ser contemplada em Direção de Arte, dando à equipe da Marvel a premiação de Efeitos Visuais.

Por fim, é curioso notar que, seguindo a mesma linha do BAFTA, nas premiações a atores, há vários dos protagonistas dos últimos filmes de super-heróis. Hugh Jackman (de The Wolverine) está indicado como Melhor Ator por Os Miseráveis; e Jennifer Lawrence (a Mística de X-Men – Primeira Classe) está indicada por O Lado Bom da Vida. Nas Atrizes Coadjuvantes, temos Amy Adams (a nova Lois Lane em Superman – O Homem de Aço) por O Mestre; Anne Hathaway (a Mulher-Gato de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge) por Os Miseráveis; e Sally Field (a Tia May de O Espetacular Homem-Aranha) por Lincoln.
A premiação do Oscar será em 24 de fevereiro, com transmissão ao vivo.


Bacana ‘Os Vingadores’ ser indicado p/ Efeitos Visuais, mas ‘As Aventuras de Pi’ é páreo duro nesse quesito…
GostarGostar
e aí peixoto beleza?nao parece mas eu quase sempre entro aqui.apenas nao to deixando recados por pura preguiça mesmo. mas dessa vez quis dá minha pequena opiniao sobre esse OSCAR fajuto q todos ficam cortejando.
OSCAR ja nao é oscar ja muitos anos. prova disso sao certos filmes q todos sabem bem q mereciam e nao foram premiados. e ate uns otimos filmes brasileiros pramiados na europa nao venceram por puro preconceito do tal OSCAR.aquelas mumias nao sabem mais nada sobre filmes. alias..hoje tem outras pessoas q opinam por la alem das mumias.bom,BATMAN realmente deve ficar de fora.ao menos o terceiro nao supera o segundo.fora o fato de forçarem a barra no enredo doido. e os vingadores,putz..aquele filme existe?aquele filme é uma porcaria.ao menos o ultimo batman é melhor q isso. acho q tudo aquilo q vi nos vingadores eu jamais esquecerei. pq nao vou cair na armadilha de ir ao cinema pra ver filmes assim.a coisa em varios momentos é fora do contexto.os personagens nao pessimos.a viuva negra faz biquinho o tempo todo,e a camera faz questao de mostrar as suas curvas.meu Deus…(isso é quase um desabafo).o Tony stark nao é o mesmo tony do homem de ferro(1).seus ideais sao totalmente inversoes do tony do filme. ainda mais naquele dialogo fulo com quem ele tem com o capitao america quando o rogers pergunta a ele oq ele é.e ele solta aquela perola se gabando todo.isso fora a loucura da historia e o filme é apenas tiro porra e bomba sem fim. logico q vi os mais novos(crianças e juvenis)empolgados pois pelo q vi e notei claramente o filme é pra o publico mais jovem q adora uma boa dose de açao(sem fim).e vi uns adultos q muitos disseram q adorar o filme.logico q tambem esse filme foi pra pegar de surpresa o publico adulto popica.quando sair da sala do cinema vi umas crianças dando mortal pra tras tamanha empolgaçao(mentira minha,mas só faltou isso) q eles estavam.e como ja disse pra muitos amigos meus,efeitos especiais hoje é lugar comum.em qualquer filmeco existe.nao é como a 30 anos atras q a coisa era novidade entao muito filmes se valiam pelo capricho pelos bons efeitos. mas nos ultimos anos a coisa se banalizou.ate vc mesmo peixoto com um bom pc e uns aparatos em casa pode fazer isso. entao efeitos especiais em filmes jamais em compraram.oq vale ainda na minha mente de velho de 34 anos é bons roteiros e otima interpretaçao de atores(q nao é o caso dos vingadores).e fora isso,desde pequeno adoro gibis .como a maioria no Brasil começou com turma da monica.depois passei pra outros universos. e adoro ate hoje.mas ve personagens consagrados fazendo papeis de bobos no cinema pra agradar o grande publico nao dá. e filme de herois pra mim ja ta saturando. bom é isso PEIXOTO..desculpe meu desabafo. valeu e fique com Deus.
GostarGostar
Não peça desculpas, Biano. É a sua opinião.
Entendo seu desencanto, mas Batman e Vingadores são filmes muito diferentes. O primeiro se pretende sério e artístico, enquanto o segundo é puro cine-picoca. Nenhum dos dois estilos é necessariamente ruim (nem bom) e a avaliação cabe ao gosto de cada um.
Um grande abraço e não “suma”!
PS: E aí, pessoal, alguém quer comentar sobre isso?
GostarGostar
Eu discordo Biano, talvez seja porque você não deve curtir tanto a Marvel e seus filmes, porque Vingadores não foi só um filme, não foi só aquela produção, tipo, O último filme de Star Wars, não foi só aquele filme, tem toda uma produção atrás, você não pode fazer uma crítica ao filme sem conhecer toda essa história, eu diria que pra você aproveitar realmente Vingadores, além de você ter visto todos os filmes, seria necessário também você ver as histórias deles nas HQs, tiveram várias cenas com referências às histórias das HQs, como os Vingadores se reunindo pra enfrentar Loki, o escudo do Capitão América poder rebater o martelo d Thor, a Viúva Negra sensual (sim, a câmera realmente tinha que mostrar as curvas dela porque nas HQs É assim, ficou perfeito, justamente porque ela É uma personagem sensual), Homem de Ferro, eu admito que não tá nada parecido com a HQ, as Robert Downey Jr continuou na mesma linha de personalidade de Homem de Ferro 1 e 2, o Stark de Homem de Ferro 1 e 2 realmente responderia aquilo pro Capitão América, o Capitão… tá, esse foi o único com o qual ainda não me contentei, não pegou todo o conceito do personagem, mas de resto, o filme ficou ótimo, ainda mais com o final aparecendo o Thanos, onde o servo dele fala “. desafiá-los, é como cortejar a morte”, então ele olha pra trás e dá um sorriso, quem é fã de HQs sabe exatamente o significado daquela cena, sabe exatamente o que o Thanos pensou naquela hora.
Em fim, gosto é gosto, repeito sua opinião, mas não podia deixar passar essa, achei Vigadores um ótio filme com um enredo tão grande que não pode ser compreendido vendo só esse filme ou esmo os outros filmes, eu ficaria muito fulo se ele não recebesse pelo menos essa indicação ao Oscar xD
GostarGostar
Se The Dark Knight que teve muito mais repercusão positiva nao foi indicada nas categorias principais com certeza o terceiro filme não seria, Hollywood tem uma especia de preconceito com filmes baseados em quadrinhos…e não apenas os de super herois basta ver Sin City ou Marcas da Violencia que possuem historias serias mas ainda sim não tiveram a atenção merecida.
Agora beleza Batman não ser indicado a melhor filme, e Nolan não ser indicado a melhor diretor… Agora Argo é melhor que Batman ?Definitivamente não! Affleck melhor diretor que Nolan? definitivamente não… e pelo jeito que vai as coisas ele que ira vencer.
GostarGostar
Pois é, Guilherme, concordo com você: Hollywood tem preconceito com os filmes de super-heróis. Diretores (e filmes) que tem um misto de diversão e arte confunde os votantes da academia.
É a mesma lógica que não premiou artistas como Charles Chaplin e Hitchcok.
Um abraço!
GostarGostar
O Cavaleiro das trevas Ressurge Deveria ser o melhor filme do ano.. as razões são várias, como, um drama com desfecho Bem maduro, Efeitos Visuais de primeira classe, Papel de Hardy como o Vilão auter-ego Bane, pois , ele trouxe as telonas aquele Bane Dos HQs e não de desenhos animados do Batman, Tom Hardy se aprofundou em seu personagem Apavorosamente, e sem esquecer as imagens IMAX super Nítidas.
GostarGostar