
No Brasil, as histórias da Marvel Comics, editora norteamericana que publica Vingadores, Homem-Aranha e X-Men, é reeditada pela Panini Comics. Por motivos de organização e planejamento, a editora brasileira, contudo, mantém uma “distância segura” entre as edições originais e sua chegada às bancas e livrarias nacionais. Mas agora, pretende mudar isso.
Atualmente, há um intervalo de cerca de 14 meses entre as publicações originais nos EUA e sua edição no Brasil. Ou seja, uma história publicada hoje pela Marvel demorará pouco mais de um ano para sair no Brasil.
Se por um lado, isso dá à Panini a vantagem de verificar com antecedência que títulos funcionam ou não e, com isso, organizar e selecionar suas publicações no Brasil; por outro, num mundo cheio de informações nas quais os brasileiros já ficam sabendo o que acontece nas revistas praticamente no mesmo dia em que saem lá fora, isso pode se demonstrar uma desvantagem.
A demora na publicação dos títulos pode levar leitores a simplesmente baixar as revistas – já traduzidas – pela internet, as chamadas scans, num fenômeno não muito diferente do que ocorre com os filmes.
Talvez visando isso, a Panini anunciou que vai acelerar um pouco a cronologia da Marvel no Brasil, para que se diminua a distância entre as publicações, ao mesmo tempo em que ajuda a lidar com o maior volume de edições publicadas atualmente lá fora. A estratégia da Panini será lançar algumas revistas mais de uma vez por mês, por meio de numerações subdivididas. Por exemplo, a revista X-Men da Panini terá dois números em fevereiro, o 134 e o 134.1.
A mesma medida será adotada em outras revistas também.
A estratégia “.1” também é usada nos EUA, onde é chamada de Point One, mas com a finalidade de trazer pontos de partida para novos leitores. No Brasil, aparentemente, a estretégia será apenas para acelerar a publicação das histórias.
No anúncio não há comentários sobre as revistas da concorrente DC Comics que, no Brasil, também são editadas pela Panini. No entanto, o intervalo neste caso é menor, em torno de oito meses.


Bem interessante isso, mas fico na dúvida se quem é assinante (assim como eu) recebrá as duas edições ou terá que comprar a .1
GostarGostar