Toby Jones como Armin Zola em O Primeiro Vingador.
Toby Jones como Armin Zola em O Primeiro Vingador.

Mais um nome no elenco foi confirmado para Capitão América – O Soldado Invernal, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadorescom as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios: o ator Toby Jones voltará como o cientista Armin Zola. A confirmação foi dada por ele mesmo, em entrevista ao site Hey U Guys.

Armin Zola aparece em O Primeiro Vingador como o principal cientista da HIDRA, organização nazista liderada pelo Caveira Vermelha. Apesar da natureza da ação da organização, o personagem é dotado de alguma consciência e mostra-se várias vezes relutante às ideias de seu líder, chegando, inclusive, a delatá-lo aos Aliados quando capturado.

A versão de Armin Zola dos quadrinhos: mente brilhante em um corpo robótico.
A versão de Armin Zola dos quadrinhos: mente brilhante em um corpo robótico. Arte de Jack Kirby.

Nos quadrinhos, contudo, o personagem não tem nenhum tipo de freio moral. Armin Zola foi criado pelo escritor e desenhista Jack Kirby, aparecendo pela primeira vez em Captain America 209, de 1977. Na história, ele é apresentado como um cientista nazista que descobriu uma forma de gravar os padrões mentais de um indivíduo e colocá-los em um clone ou em um corpo cibernético. Para garantir sua existência, o cientista usou esta última técnica em si mesmo, mantendo-se vivo até os dias de hoje.

A partir de então, passa a ser um dos principais vilões dos Capitão América, mas também chegou a confrontar os Vingadores. Não raras vezes, Zola atua aliado a outros vilões, especialmente o Caveira Vermelha.

Sera que O Soldado Invernal irá adotar uma abordagem semelhante às HQs com relação a Armin Zola?

Outra coisa interessante é ver a grande quantidade de personagens dos tempos da II Guerra Mundial ainda vivos no presente. Porém, não pode ser descartada – tendo em vista a abordagem menos fantasiosa e mais realista dos filmes – que Armin Zola apareça apenas em cenas de flashback e não no presente.

Capitão América – O Soldado Invernal mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é de Joe Anthony Russo. Até agora, o elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Sebastian Stan (Buck Barnes/Soldado Invernal), Toby Jones (Armin Zola), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Frank Grillo (Ossos Cruzados), Cobie Smulders (Agente Maria Hill) e Samuel L. Jackson (Nick Fury)As filmagens começam em março próximo e a estreia do filme será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.