Capa de Thanos Rising: a origem do vilão contada em detalhes.
Capa de Thanos Rising: a origem do vilão contada em detalhes.

Com o sucesso esmagador de Os Vingadores, épico do Marvel Studios que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, a Marvel está cada vez mais alinhando suas várias frentes, como cinema e revistas.

Por isso, para pegar carona em Os Guardiões da Galáxia, adaptação da equipe de super-heróis cósmicos da Marvel Comics, realizado pelo braço cinematográfico da empresa, o Marvel Studios, a editora irá publicar uma grande saga cósmica esse ano, envolvendo os personagens que atuam no espaço sideral. Isso envolve as novas revistas Guardians of the Galaxy e Nova, trazendo a equipe citada e o herói Nova, bem como Thanos Rising, uma revista dedicada a contar as novas aventuras do maior vilão do universo Marvel – e figura certa nos próximos filmes da editora.

Thanos apareceu brevemente em Os Vingadores e voltará para Os Guardiões da Galáxia e Os Vingadores 2. Em Thanos Rising veremos (novamente) a origem do vilão, contada agora por Jason Aaron e Simoni Bianchi.

Deve haver dali um gancho para a próxima saga cósmica. Veremos Thanos tentar mais uma vez tentar destruir tudo?

Os rumores apontam que sim. E dizem também que Brian Michael Bendis – o principal escritor da Casa das Ideias nos dias de hoje, responsável pela franquia dos Vingadores de 2004 até 2012 e atualmente assumindo X-Men e os Guardiões da Galáxia – será o responsável pela nova supersaga cósmica.

Veremos a volta da Manopla do Infinito? (saiba mais aqui).

Ultron na arte de John Romita Jr.: maior ameaça ao universo Marvel?
Ultron na arte de John Romita Jr.: maior ameaça ao universo Marvel?

Mas antes dessa misteriosa saga haverá outra, já planejada há anos: Age of Ultron ou A Era de Ultron. Na sinopse revelada pela editora, a inteligência artificial Ultron, um dos maiores vilões dos Vingadores, que ocupa um corpo robótico indestrutível, ocupa a cidade de Nova York e mata a maioria dos heróis, cabendo apenas a alguns poucos sobreviventes garantir um contra-ataque. Tendo em vista esta premissa, o texto deve envolver viagens no tempo.

Espera-se esse ataque de Ultron desde 2010, quando no primeiro arco da então nova revista The Avengers – escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por John Romita Jr. – os Vingadores entram numa batalha contra Kang, o conquistador, um poderoso vilão que viaja no tempo, e descobrem que no futuro breve Ultron iria destruir todos os heróis.

De fato, a saga, antes chamada The Ultron War começou a ser escrita e desenhada – por Bendis e o desenhista Bryan Hitch – planejada para a publicação em 2012, mas foi adiada para este ano por motivos editoriais. Age of Ultron terá dez capítulos, mas apenas cinco terão arte de Hitch – que saiu da Marvel falando mal da editora – com arte complementar de outros artistas.

Ultron foi criado por Roy Thomas e John Buscema em Avengers 54, de 1968.

O vilão Thanos foi criado pelo escritor e desenhista Jim Starlin, em Invencible Iron-Man 55, de 1973, uma história do Homem de Ferro. Em seguida, o habitante de Titã tornou-se o principal vilão cósmico da Marvel.

Nova é um herói cósmico criado por Len Wein, Marv Wolfman e John Romita, que estreou em um título próprio, Nova 01, em 1976.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Sua versão mais moderna, surgida na maxissérie Aniquilação, em 2008, foi criada por Dan Abnett e Andy Lanning.