Imortal: Wolverine no Japão.
Imortal: Wolverine no Japão.

Em entrevista ao site da MTV, o diretor James Mangold voltou a falar bastante sobre Wolverine – Imortal, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox. Primeiramente, sobre o tom do filme:

A oportunidade maravilhosa para mim neste filme é que 90% dele se passa no Japão e apesar de alguns elementos permanecerem de outros filmes, especificamente Hugh Jackman [o Wolverine], nós meio que temos nossa chance de fazer um reboot no tom e fazê-lo um pouco mais sombrio e um pouco mais profundo do que foi feito antes com este personagem. Isso é excitante para mim.

Mangold também comentou a influência japonesa do filme:

Parte significativa do filme é falada em japonês e o elenco é quase todo de japoneses. Então, há esse maravilhoso cruzamento entre esse personagem muito ocidental em uma cultura muito oriental e eu acho que isso é muito legal e algo que não vimos até aqui. Acho que há muito de filmes japoneses e lutas, artes marciais japoneses que afetam este filme. Certamente, é um filme alimentado tanto pela tradição cinematográfica japonesa, quanto pelo estilo de luta e filosofia também.

Entusiastas pela cultura japonesa em geral (fãs de mangás e animes inclusos) irão, portanto, gostar bastante de Wolverine – Imortal.

O diretor fala sobre a violência do filme, já que este é um elemento significativo das HQs do personagem quase ausente nos filmes da Fox.

O foco não é sobre a violência ou censura. É sobre intensidade. Quero fazer um filme de um modo que capture a intensidade do personagem. Uma das coisas que sempre estiveram nos quadrinhos de Wolverine é que ele tem a raiva de berserker. Ele tem essa raiva e algumas de suas habilidades são comandadas por algo mais primal.

Wolverine vs. Samurai de Prata na arte de Paul Smith.
Wolverine vs. Samurai de Prata na arte de Paul Smith.

Para quem não sabe, a raiva de berserker é o fenômeno em que as pessoas ganham um tipo de força extra quando entram em um estágio de total raiva, fúria ou desespero. [Parêntese para momento nerd: na série de TV do Hulk, nos anos 1970, era sobre isso que Bruce Banner pesquisava, achando que tinha alguma conexão com os raios gama].

E Mangold falou até da aparência de Logan no filme:

Demos a Logan um novo corte de cabelo, um estilo mais curto, acho que mais bonito.

A MTV perguntou se ele podia falar um pouco sobre o vilão Samurai de Prata que está no filme, mas há pouquíssima informação sobre ele. O diretor foi direto: “Não”.

Se a produção pelo menos for fiel às histórias em que se baseia, é quase garantido um filme muito bom, pois as histórias são ótimas.

Wolverine – Imortal adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, Lorde Shingen, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra.

Contudo, é importante lembrar queos vilões Víbora e o Samurai de Prata não estão na obra original, mas em sua sequência, que se desenvolveu dentro da própria revista mensal dos X-Men. Em Uncanny X-Men 170 a 173de 1983, Wolverine volta ao Japão disposto a se casar com Mariko, mas a articulação de vários vilões diferentes – dentre eles a dupla Víbora e Samurai de Prata – termina por criar uma série de problemas. Produzida por Chris Claremont e com desenhos de Paul Smith esta é considerada uma das melhores aventuras dos X-Men em toda a sua história.

Wolverine – Imortal tem roteiro de Christopher McQuarrie (de Operação Valquíria) e Mark Bomback(de Duro de Matar 4.0), é dirigido por James Mangold e o elenco traz  Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Hiroyuki Sanada (Shingen Yashida), Hal Yamanouchi (aparentemente, também Shingen Yashida), Tao Okamoto (Mariko Yashida), Rila Fukushima (Yukio), Will Yun Lee (Kenuichio Harada/ Samurai de Prata), Brian Tee (Noboru Mori), Svetlana Khodchenkova (Víbora). A estreia está marcada para 26 de julho de 2013.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.