
Pode ser coincidência, mas uma chamada de elenco pode ter entregado um dos marcos temporais de X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que mostra as origens do supergrupo de heróis mutantes da Marvel Comics levado aos cinemas pela 20th Century Fox, cuja história envolverá viagens no tempo.
A agência de elencos de Montreal, no Canadá, Casting Quarters emitiu um comunicado em que solicita figurantes com visual de 1973, com cabelos grandes, costeletas, bigodes e barbas, ainda tendo o esmero de avisar que cortes modernos e/ou coloridos serão desclassificados.
Não se diz qual é o filme, mas que será uma grande produção dos Estados Unidos. E Dias de um Futuro Esquecido, como deve ser chamado em português, será gravado justamente naquela cidade.
Se a relação for verdadeira, significa que Dias de um Futuro Esquecido se passará – em parte – dez anos depois de Primeira Classe, cuja história está localizada em 1962.
Com dez anos de intervalo, teremos consideráveis mudanças no status quo dos personagens e nos rumos tomados por Charles Xavier e Erik Lehnsherr quanto à causa mutante. A outra ponta do filme deve se passar no presente, no tempo da Trilogia dos X-Men.
A data ainda revela outra curiosidade: provavelmente um dos motivos que levaram Matthew Vaughn a deixar a produção. Como o HQRock já comentou outras vezes, Vaughn, que dirigiu Primeira Classe, afirmou várias vezes que queria a sequência baseada na segunda metade dos anos 1960, para poder explorar o movimento hippie, o flower power, o rock’n’roll e a Guerra do Vietnã com os mutantes. Já o atual diretor, Bryan Singer, que foi roteirista e produtor executivo de Primeira Classe, sempre declarou em entrevistas a intenção de passar a sequência nos anos 1970.

Falando nele, Singer está mesmo disposto a manter uma grande proximidade com os fãs por meio do Twitter. Hoje, ele revelou uma foto da pré-produção do filme, mostrando a maquete de um cenário.
Nos quadrinhos, o arco Dias de Futuro Esquecido, escrito por Chris Claremont e John Byrne e desenhado por este último, publicado em Uncanny X-Men 141 e 142, de 1981, mostra um futuro distópico no qual os mutantes são perseguidos e exterminados pelos Sentinelas, gigantescos e poderosos robôs autônomos, o que obriga aos remanescentes dos X-Men a lançarem uma de seus membros de volta ao passado para mudar os eventos que levaram àquele futuro.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho), Hugh Jackman (Wolverine), Anna Paquin (Vampira), Ellen Page (Kitty Pryde) e Shawn Ashmore (Homem de Gelo). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.

