O Hulk em Os Vingadores.
O Hulk em Os Vingadores.

O site Latino Review é famoso por acertar furos e rumores. E hoje trouxe mais um bombástico. Segundo suas fontes, os planos do Marvel Studios para com o Hulk envolvem uma ideia deveras ousada: pretendem levar aos cinemas as duas mais famosas dentre as sagas recentes do golias verde nos quadrinhos: Planeta Hulk e Hulk Contra o Mundo.

Segundo o site, o próximo filme do Hulk viria na Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, como um tipo de sequência de Os Vingadores 2.

Fase 2 inicia-se agora, com Homem de Ferro 3 (em maio) e Thor – The Dark World (em novembro), prosseguindo em seguida com Capitão América – O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia (2014) e Os Vingadores 2 (2015). A Fase 3 terá filmes do Homem-Formiga e do Dr. Estranho, além de Capitão América 3, Thor 3 e Os Vingadores 3, além de um possível Homem de Ferro 4 e talvez até Os Guardiões da Galáxia 2.

Segundo o Latino Review, no fim de Os Vingadores 2, haveria a revelação (ou formação) da versão dos cinemas dos Illuminati.

Planeta Hulk foi adaptado como um desenho animado em longametragem pela própria Marvel.
Planeta Hulk foi adaptado como um desenho animado em longametragem pela própria Marvel.

Nos quadrinhos, os Illuminati são uma organização secreta que interfere nas ações dos superseres no Universo Marvel, cujos membros  são Tony Stark (o Homem de Ferro), Reed Richards (o Sr. Fantástico do Quarteto Fantástico), Namor (o rei da Atlântida), professor Charles Xavier (líder dos X-Men e da comunidade mutante), o Dr. Estranho (representando a magia) e Raio Negro (o líder dos Inumanos).

Seguindo os passos de Planeta Hulk, a cena pós-créditos de Os Vingadores 2 traria os Illuminati decidindo exilar o Hulk da Terra e enviá-lo ao espaço, por ser uma grande ameaça ao planeta. Seria o gancho para o próximo filme solo do Hulk que adaptaria Planeta Hulk. Esta saga foi publicada em Incredible Hulk (vol 3) 92 105, na qual o escritor Greg Pak e o desenhista Carlos Pagulayan criam uma história totalmente não-ortodoxa: o grupo secreto dos Illuminati decide banir o Hulk da Terra por causa de seus problemas.

O gigante verde termina em um planeta chamado Sakaar, onde é obrigado a lutar como um gladiador contra outras criaturas alienígenas tão poderosas quanto ele. Mas o Hulk termina se tornando um campeão e líder de uma rebelião que tira do poder o Rei Vermelho que governava o local. Estabelecido como o novo rei, o Hulk começa a perceber que nunca teve uma vida melhor, mas a nave em que chegou explode e destrói o planeta, matando inclusive sua esposa, Caiera, que estava grávida de seu filho.

Painel de World War Hulk por John Romita Jr.: vingança contra os heróis Marvel.
Painel de World War Hulk por John Romita Jr.: vingança contra os heróis Marvel.

Então, Os Vingadores 3 traria a adaptação de Hulk Contra o Mundo, publicado como uma minissérie em sete capítulos em 2007, escrita por Pak e desenhada por John Romita Jr., na qual, enlouquecido de ódio e vingança, o Hulk decide voltar à Terra para se vingar dos Illuminati. A história é simplesmente um grande “quebra-pau” com o Hulk destroçando todos os heróis do Universo Marvel até ser detido não pela força, mas pela razão.

A possibilidade de adaptação dessas histórias ao cinema já foi aventada antes pelo próprio Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios. (Veja aqui).

É uma ideia ousadíssima, mas viável. De fato, o Hulk já demonstrou que não funciona em um ambiente doméstico: seus dois filmes solo – Hulk de 2003 e O Incrível Hulk de 2008 – não foram bem nas bilheterias ao mostrá-lo em uma ambientação semirrealistica. Por outro lado, o golias verde é um dos destaques de Os Vingadores, justamente por realizar feitos bem mais fantásticos, como sair no braço com Thor ou derrubar um Leviatã gigante com apenas um soco.

Nesse sentido, Planeta Hulk poderia ser uma boa alternativa.

O complicado do rumor defendido pelo Latino Review é termos Hulk Contra o Mundo como plot de Os Vingadores 3. Isso é mais difícil. Honestamente, a trama da minissérie não segura um filme dos Vingadores, mas um do Hulk  Ao menos – e isso é possível – que a trama venha embaralhada com outra que envolva mais a equipe.

A lógica da Marvel impele que Os Vingadores 3 traga uma trama com algum vilão clássico dos Vingadores. O primeiro traz a formação da equipe contra Loki. O segundo trará Thanos. O terceiro deveria trazer Ultron ou Kang, o conquistador. Ou ambos: não seria nada mal a adaptação do arco de 2010 escrito por Brian Michael Bendis e desenhado por John Romita Jr. no qual Kang vem ao presente para pedir a ajuda dos Vingadores para impedir que Ultron destrua o planeta num futuro breve.

Mas tudo isso é especulação. Veremos como essa bomba do Latino Review reverbera nos próximos dias.

O ator Mark Ruffalo deve continuar a interpretar o Hulk nos cinemas. Também há o projeto de uma série de TV do personagem, desenvolvida pelo cineasta Guillermo Del Toro.

O Incrível Hulk foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em 1962, estreando na revista The Incredible Hulk 01. O personagem já teve vários desenhos animados, uma série para a TV com atores e dois filmes para o cinema. Nos quadrinhos, é membro fundador dos Vingadores e também dos Defensores.