
Uma fonte do site Comics Book Movie relata trechos da nova edição da revista Empire que traz algumas informações interessantes sobre Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios. A reportagem assistiu a 10 minutos de cenas do filme que revelam detalhes da trama e dos personagens.
A cena em questão mostra o Homem de Ferro procurando a ajuda de uma criança de dez anos. Segundo a matéria, o personagem Aldrich Killian (vivido por Guy Pearce) não apenas trabalha para o Mandarim (Ben Kingsley), mas usa o vírus extremis para ganhar poderes sobrehumanos. O herói termina a luta ferido e com a armadura em frangalhos e voa para um lugar gelado e deserto, onde não tem como entrar em contato com Pepper, Rhodey ou os Vingadores.
Pela descrição, a organização dos 10 Anéis usa o extremis para aperfeiçoar seres humanos. No filme, o extremis irá aumentar a capacidade de força, velocidade e durabilidade de seres humanos. Portanto, não há um “guerreiro de armadura” no filme para combater o Homem de Ferro.
O presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, confirma:

Estamos chamado de uma realidade biológica e há ciência por trás disso, que permite que pessoas possam amassar e rasgar a armadura do Homem de Ferro. Francamente, Shane [Black, o diretor] não estava interessado, e nós não estávamos interessados, em ter outro personagem com armadura e outra luta com um personagem de armadura. Já fizemos isso duas vezes antes.
Além disso, a revista questiona o astro Robert Downey Jr. se ele irá repetir o papel de Tony Stark depois disso. O contrato do ator com o Marvel Studios encerra com Homem de Ferro 3. Ele pode renovar para voltar em Os Vingadores 2 ou não. Ele diz:
Vamos apenas dizer que a única coisa que eu deixei ir embora, eu deixei marcas de unhas nela. Há um pouco de valorização ocorrendo. Eu sinto que a primeira vez que eu interpretei Tony eu fiz melhor. Desculpe. A afinidade com Tony agora é: como você pode manter alguma coisa? Não sou estúpido, eu gosto de jogar, amo a companhia, amo o personagem e o lado comercial das coisas. Não sou exigente sobre o quanto que seja.
Bem, Robert Downey Jr. deixa bem claro que está disposto a negociar pelo papel, mas que precisa de incentivo. Ou seja, dinheiro, mesmo que não seja muito.

Por outro lado, Kevin Feige deixa bem claro que Tony Stark continua, com ou sem Robert Downey Jr. Perguntado sobre a volta do ator, disse sem enrolação:
Tony segue em frente. Os Vingadores 2 já tem uma data de estreia.
E Robert Downey Jr. é ciente disso. A revista pergunta como ele se sentiria ao ser substituído por outro ator na franquia, tal qual acontece com James Bond (que já foi vivido por seis atores diferentes em 50 anos de cinema):
Provavelmente, seria a melhor coisa do mundo para mim. Você sabe, o ego. Às vezes, o ego precisa ser esmagado. Vamos ver o que acontece. Eu levo o público muito à sério. Me sinto mal quando vejo caras fazendo filmes e o público dizendo: “não faça mais isso!”. Não quero prolongar as minhas boas-vindas.

Muita água vai rolar debaixo dessa ponte. Robert Downey Jr. deu uma reviravolta completa na carreira com Homem de Ferro, de 2008. O ator foi considerado um dos melhores de sua geração – lá pelo início dos anos 1990 – ganhou um Oscar por Chaplin e destruiu sua reputação com problemas causados pelo abuso de drogas e prisões. O personagem da Marvel foi sua grande virada e o manteve em evidência nos últimos anos, ao ponto de ser considerado o maior astro de Hollywood da atualidade. E também o mais bem pago: além de ter sido o grande destaque de Os Vingadores, o sucesso colossal do filme e a participação nas bilheterias lhe renderam mais de US$ 50 milhões!
Por mais grato que seja, Downey Jr. não vai querer interpretar Tony Stark para sempre. Uma hora terá que parar. É de se pensar se este é o momento ou ele deve voltar para aparecer pelo menos em Os Vingadores 2?
Altas negociações devem rolar este ano. E o resultado de Homem de Ferro 3 nas bilheterias e nas críticas vai ser crucial para isso.
O novo filme é baseado no arco de histórias Extremis, na qual um vírus tecnorgânico transforma um bandido comum em um inimigo quase impossível de ser combatido. Extremis foi publicado em The Invencible Iron-Man (vol. 03) 01 a 06, em 2005, escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, artista que também criou as armaduras do primeiro filme de Tony Stark. No novo filme, essa trama será de algum modo conectada à ameaça do Mandarim, o líder da organização terrorista chamada Os 10 Anéis.
Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros). As filmagens já encerraram. O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), mais os novatos Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), Wang Xueqi (Dr. Wu), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), Ashley Hamilton (Jack Taggert/Poder de Fogo), William Sadler (papel não-revelado) e Dale Dickey (Miss Davis), Fan Bingbing (esposa do Dr. Wu) e Yang Mi (papel não revelado). A estreia está marcada para 03 de maio de 2013, mas no Brasil o filme pode ser lançado antes, em 26 de abril. O longametragem funcionará como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.
O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.

