Lex Luthor: citação em O Homem de Aço?
Lex Luthor: citação em O Homem de Aço?

Quando começaram as notícias sobre Superman – O Homem de Açoo reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o mais icônico dos personagens da DC Comics, produzido por Christopher Nolan e dirigido por Zack Snyder, a grande questão que pairava no ar é se veríamos o vilão Lex Luthor representado mais uma vez no cinema. Havia (e ainda há) entre os fãs um sentimento confuso: se por um lado, Luthor está presente em quatro dos cinco filmes do Superman já produzidos entre 1978 e 2006, por outro, em nenhum deles o vilão foi realmente representado como a figura vilanesca, sombria, terrível e implacável que é nos quadrinhos. Em todas as versões em película, embora apareça como antagonista, sua representação é quase um “alívio cômico“, com piadinhas infames e coisas do tipo.

Então, havia a questão: o teremos em O Homem de Aço? Até agora, a resposta era não. Todos sabem que o vilão da história é o General Zod, vivido por Michael Shannon.

Contudo, o site Comic Book Movie cita uma fonte do GameFaqs.com que diz que Lex Luthor está sim em O Homem de Aço. Porém, não pessoalmente: ele é citado na trama. Em certo sentido, do mesmo modo como Norman Osborn em O Espetacular Homem-Aranha. A fonte teria assistido uma das sessões de teste do filme que a Warner Bros. realizou no último mês.

Segundo a fonte, Lex Luthor é citado como estando desenvolvendo um novo sistema de Inteligência Artificial no filme. Os fãs do Superman sabem onde isso vai dar: em Brainiac. Se o rumor for verdadeiro, então, há uma grande possibilidade da sequência de O Homem de Aço finalmente trazer uma versão cinematográfica do terrível vilão Brainiac. (Saiba mais sobre ele aqui).

A informação, todavia, só poderá ser confirmada com o lançamento do filme.

O Homem de Aço mostrará o início da carreira do herói em uma nova ambientação mais moderna e realista.  A trama mostrará Clark Kent rememorando sua infância e adolescência enquanto procura descobrir quem é e qual a origem de seus poderes, mas tudo é acelerado quando a Terra é atacada pelo vilão General Zod, que por também ser kryptoniano, tem os seus mesmos poderes.

Produzido por Christopher Nolan, escrito por David S. Goyer (dupla dos filmes de Batman) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), Superman – O Homem de Aço tem no elenco Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Michael Shannon (General Zod), Laurence Fishburne (Perry White), Kevin Costner (Jonathan Kent), Diane Lane (Martha Kent), Russell Crowe (Jor-El), Antje Traue (Faora),  Ayelet Zurer (Lara-El), Christopher Meloni (Coronel Hardy), Harry Lennix (General Swanwick), Richard Schiff (Dr. Emil Hamilton), Dylan Sprayberry (Clark Kent adolescente), Jadin Gould (Lana Lang adolescente), Jack Foley (Pete Ross adolescente), Robert Gerdisch (Whitney Fordham adolescente), Cooper Timberline (Clark Kent criança). A estreia nos EUA será em 14 de junho de 2013. No Brasil chegará pouco depois, em 12 de julho.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.