A icônica capa de "Action Comics 01", de 1938.
A icônica capa de “Action Comics 01”, de 1938.

Ainda bem que ele é imortal e não envelhece! Superman, o maior de todos os super-heróis, publicado pela editora DC Comics, está completando 75 anos de publicação neste mês de abril de 2013. Foi neste período que a revista Action Comics 01 chegou às bancas dos EUA no ano de 1938, embora ostente a data de junho impressa na capa. A história foi criada pelo escritor Jerry Siegel e o desenhista Joe Shuster.

Action Comics 01 trazia o novo personagem na capa: o homem de aço erguendo um carro acima da cabeça e chocando-o contra uma rocha, enquanto bandidos corriam desesperados. A icônica revista fez um sucesso esmagador na época, vendendo mais de 100 mil unidades, o que é muito até para os dias de hoje, mas na época era uma quantia razoável para uma revista nova. Na medida que o personagem foi ficando mais conhecido, Action Comics chegou a vender quase duas milhões de unidades mensais no início dos anos 1940.

Superman: o mais icônico.
Superman: o mais icônico.

A importância histórica de Action Comics 01 é dupla. Além de ser a primeira aparição do Superman; a edição também é o marco inicial do mercado dos super-heróis, que não existiam antes da criação do homem de aço. Afinal, existiam apenas heróis comuns (sem super-poderes) aventureiros, como Fantasma, Tarzan, Zorro, Flash Gordon etc. O Superman foi o primeiro super-herói da história, alguém que tinha poderes muito além dos meros mortais.

Por isso mesmo, Action Comics 01 também é o marco inicial da Era de Ouro dos Quadrinhos, período que abrangeu o fim dos anos 1930 até os meados dos anos 1950, quando o mercado das histórias em quadrinhos atingiu seus números mais altos de vendagens.

Não à toa, a revista também é a mais valiosa no mercado de leilões. Um exemplar original de 1938, em bom estado de conservação, de Action Comics 01 foi vendido em 2011 por US$ 2,16 milhões.

Apesar do herói ter ganho uma nova revista já em 1939, chamada apenas Superman e com periodicidade trimestral, Action Comics continuou trazendo aventuras do personagem. Inicialmente, vários outros personagens tinham histórias publicadas na revista, que tinha 64 páginas no todo, publicando vários contos de 8 ou 12 páginas. O Superman, inclusive, nem aparecia em todas as capas, apenas em algumas, para poder dar espaço aos outros personagens.

O primeiro encontro com Lois Lane.
O primeiro encontro com Lois Lane.

Mas depois de um tempo, o sucesso do herói foi tanto que Superman se tornou mensal também e Action Comics passou a ter apenas aventuras do homem de aço, também mensais.

A trama de Action Comics 01 apresenta rapidamente a origem do Superman e mostra o herói tentando impedir um homem inocente de ser condenado à morte. Também é quando ocorre o primeiro encontro entre ele e Lois Lane.

O novo uniforme em Os Novos 52.
O novo uniforme em Os Novos 52.

A revista continua sendo publicada pela DC Comics até hoje, tendo chegado à numeração 900 em 2011. Contudo, a revista teve a numeração zerada e um novo número 01 foi lançado em setembro de 2011, como parte da reformulação editorial e cronológica do Universo DC, chamado Os Novos 52. A partir de da nova Action Comics 01 deu-se início a temporada em que o escritor Grant Morrison e o desenhista Rags Morales mostraram Clark Kent no início da carreira, agindo ainda antes de obter seu icônico uniforme.

Já o Superman, desde cedo, se consolidou como não apenas o primeiro, mas o maior e mais icônico dos super-heróis. Saiba mais sobre sua trajetória e importância nessa lista de alguns dos principais post sobre o homem de aço publicados aqui no HQRock para você ler ou reler e lembrar da grandeza de Kal-El de Krypton.

A Trajetória: Um apanhado de toda a história cronológica e editorial do homem de aço desde sua criação até os dias de hoje.

As Melhores Histórias: Conheça as maiores histórias do último filho de Krypton em todos os tempos.

Superman: O Visual. Veja dois posts comentando o visual do homem de aço e a grande questão: manter ou tirar a sunga vermelha?

Smallville: Conheça aqui a série de TV que contou as aventuras de Clark Kent antes dele se tornar o Superman, em um especial em três partes comentando os melhores episódios.

Smallville: Compare os quadrinhos com a TV: Leia uma comparação dos principais personagens da série de TV e suas contrapartes originais nos quadrinhos.

Smallville – Finale: Leia aqui a resenha do HQRock sobre o último episódio de Smallville.

Superman no novo filme, por Henry Cavill.
Superman no novo filme, por Henry Cavill.

E não esqueça, em breve chega aos cinemas Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia do personagem nos cinemas, com tudo novo, numa aventura produzida por Christopher Nolan e dirigida por Zack Snyder.

Fique ligado, o HQRock ainda irá publicar mais especiais sobre o Superman na medida em que O Homem de Aço se aproxima de seu lançamento.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.