Mike Deodato Jr.: 50 anos.
Mike Deodato Jr.: 50 anos.

O site Omelete trouxe uma lembrança importante: o desenhista brasileiro Mike Deodato completou 50 anos de idade no último dia 23. É algo para comemorar!

Deodato é um dos mais famosos e importantes desenhistas da Marvel Comics na atualidade, trabalhando com os Vingadores e já tendo diversos outros personagens no currículo, como Homem-Aranha, Hulk e Thor.

O Hulk combate o Homem de Ferro na arte selvagem de Mike Deodato Jr.
O Hulk combate o Homem de Ferro na arte selvagem de Mike Deodato Jr.

Para se ter uma ideia, no ano passado o artista ganhou um livro de arte sobre seu trabalho na Marvel, feito pouco igualado no mercado.

Nascido como Deodato Taumaturgo Borges Filho, em 1963, em Campina Grande, na Paraíba, filho do também desenhista Deodato Borges, trabalhou com desenho desde os 15 anos de idade, publicando fanzines. Nos anos 1980, passou a trabalhar com jornais da Paraíba e, no início da década seguinte, foi um dos pioneiros artistas brasileiros a publicarem material nas editoras norte-americanas de super-heróis.

Seu sucesso abriu as portas para vários outros artistas brasileiros que também atuam no mercado até hoje.

Atingiu o sucesso primeiro na DC Comics, onde chamou a atenção na revista da Mulher-Maravilha, em 1994, que com sua arte sensual explodiu em vendas.

Elektra by Mike Deodato
Elektra foi um dos primeiros sucessos de Deodato nos anos 90. O artista trouxe a sensualidade aos quadrinhos americanos.

Migrando para a Marvel, desenhou a revista dos Vingadores por dois anos, entre 1994 e 1996, além de vários outros personagens, como Elektra, Hulk e Thor. Paralelamente, ainda fez trabalhos para a Image Comics (com Glory) e para a DC de novo (Batman).

Os Thunderbolts.
Os Thunderbolts.

A sobrecarga de trabalho terminou prejudicando a qualidade de seu trabalho e após uma pausa, Deodato voltou com tudo no início dos anos 2000, com um traço diferenciado, mais realístico. A partir de 2003, desenhou novamente o Hulk, teve uma fase marcante no Homem-Aranha, ilustrou a revista Os Novos Vingadores e criou, junto com o escritor Warren Ellis, uma nova encarnação do grupo Thunderbolts, bem como sua continuação, os Vingadores Sombrios. Foi nesta oportunidade em que criou o personagem Patriota de Ferro, que acabou de ser adaptado ao cinema em Homem de Ferro 3. Em seguida, assumiu a revista dos Vingadores Secretos e o novo volume de Novos Vingadores.

O Patriota de Ferro nos quadrinhos: criação de Deodato.
O Patriota de Ferro nos quadrinhos: criação de Deodato.

Pensar os heróis da Marvel hoje em dia traz associado o nome de Mike Deodato, um dos principais artistas da Casa das Ideias.

Mesmo que atrasado, vale dar os parabéns a um dos maiores ilustradores da história recente do Brasil.

Capa de "The Marvel Art of Mike Deodato"
Capa de “The Marvel Art of Mike Deodato”