
A banda britânica Black Sabbath já quebrou um recorde com o lançamento de seu novo álbum, 13, o primeiro com a formação original desde 1978. O disco não apenas atingiu o 1º lugar nas paradas da Grã-Bretanha, como também, o fez após 43 anos que o conjunto conseguiu o feito pela última vez. É um recorde de intervalo mais longo entre números 01 da história do país, informa o site da revista Rolling Stone.
O Black Sabbath atingiu o 1º lugar da parada de álbuns da Inglaterra uma única vez: em 1970 com o álbum Paranoid, clássico absoluto do grupo. E voltam agora com 13. (Lembramos que não é muito comum bandas de rock pesado chegar ao topo das paradas…).
O recorde de maior intervalo entre números 01 na parada britânica era de Bob Dylan, que fez 38 anos de intervalo entre New Morning, de 1970 e Together Through Life, de 2009. Entre os artistas britânicos, o recorde era do cantor Rod Stewart, com 37 anos entre A Night on the Town, de 1976 e o novo álbum Time, de 2013.
A Rolling Stone perguntou a Ozzy Osbourne sobre o feito. O “príncipe das trevas” respondeu, aproveitando para dar uma alfinetada no mercado atual de rock:
É ótimo [derrotar Rod Stewart]. Mas Rod possui a mesma coisa que a gente. Nós temos algo que as outras pessoas não têm. Tudo é uma merda manufaturada atualmente. Mas como Rod e Elton John, nós temos algo diferente. Nós conhecemos o nosso ofício.
Falando nisso, não custa lembrar que 13 bateu o lançamento do novo álbum da banda Beady Eye, liderada pelo ex-Oasis Liam Gallagher, chamado BE, que também foi lançado na semana passada.
O Black Sabbath reuniu sua formação original depois de 34 anos. 13 marca a volta da formação original: Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler, à exceção apenas do baterista Bill Ward, que se recusou a retornar, por discordar dos itens do contrato. O baterista é Brad Wilk, que já tocou com Rage Against the Machine e Audioslave. O novo trabalho é produzido pelo aclamado produtor Rick Rubin.
A banda se apresentará no Brasil em outubro.
O Black Sabbath se formou na Inglaterra como uma banda de blues rock em 1968, mas chegou às gravações em 1970 como um dos maiores expoentes do hard rock britânico. Com sua estética dark, letras profanas e sonoridade sombria, a banda ajudou a definir alguns dos elementos básicos do heavy metal, embora tecnicamente este nunca tenha sido o som do grupo. A formação original se separou em 1978, mas prosseguiu com diversas outras formações. Osbourne foi substituído por Ronnie James Dio, que tocou entre 1978 e 1984, até ser substituído por Ian Gillan. Outras formações se seguiram.

