X-Force: à caminho do cinema?
X-Force: à caminho do cinema?

Ontem, um rumor rondou a internet: que a 20th Century Fox estaria planejando fazer um filme da X-Force, uma das equipes derivadas dos X-Men, os super-heróis mutantes publicados pela Marvel Comics, franquia que o estúdio mantém nos cinemas. Os comentários nasceram a partir do momento em que vazou a informação de que a Fox havia registrado o domínio de internet “xforcemovie”. Hoje, o site Bleeding Cool e o desenhista Rob Liedfeld (um dos criadores da equipe) confirmaram a informação.

A Fox deve anunciá-lo oficialmente na Comic-Con em San Diego nas próximas semanas. Inclusive, Liedfeld garantiu, via Twitter, que o estúdio também está desenvolvendo um filme solo de Magneto.

A X-Force é um grupo derivado dos X-Men, criado pelo escritor Fabian Nicieza e o desenhista Rob Liedfeld, em 1991. Na verdade, a X-Force era originalmente uma reformulação de um grupo já existente: os Novos Mutantes. Estes foram criados por Chris Claremont e Bob McLeod em Marvel Graphic Novel 04, de 1982. O sucesso da edição especial levou a equipe a ganhar uma revista própria no ano seguinte, New Mutants.

A X-Force original na arte de Rob Liedfeld.
A X-Force original na arte de Rob Liedfeld.

Com o passar do tempo, os Novos Mutantes foram deixando de ser um grupo de jovens adolescentes treinados por Charles Xavier para substituir os X-Men no futuro, para um grupo mais maduro. Quando Nicieza e Liedfeld assumiram o título, no fim dos anos 1980, acrescentaram uma série de personagens novos, como Cable, Dominó e o vilão Deadpool, que transformaram radicalmente o panorama do título.

New Mutants foi encerrada na edição 100 e deu lugar à X-Force, com a mesma equipe criativa. Agora, o grupo era liderado por Cable e treinado como uma milícia mutante durona pronta a evitar uma guerra que Cable (por vim do futuro) sabia que viria. Além de Cable e de sua parceira, Domino, a equipe tinha membros como Míssel, Mancha Solar, Lupina, Shatterstar, Apache, dentre outros.

Essa equipe seria mais tarde desativada e dada como morta e chegou a ser substituída pelo grupo conhecido como X-Estáticos.

A versão mais moderna e violenta.
A versão mais moderna e violenta.

Em 2008, contudo, após a saga O Complexo de Messias, surgiu uma nova versão da X-Force. Organizada por Ciclope – o líder dos X-Men – a finalidade do grupo era cumprir missões extremamente difíceis, secretas e não raro violentas. Liderada em campo por Wolverine, a nova X-Force tinha membros como Lupina, Apache, Caliban e X23 (uma versão feminina de Wolverine).

Atualmente, outros membros estão associados ao grupo, como Psylocke, Arcanjo e Deadpool.

Será que um filme da X-Force servirá para introduzir personagens como Cable e Deadpool? Isso é curioso, tendo em vista que Deadpool – já apresentado em X-Men – Origens: Wolverine, de 2009, vivido por Ryan Reynolds – tem há anos um projeto de filme solo nos corredores da Fox.

A única questão que fica no ar é: será mais um filme para Wolverine estrelar?

[Atualizado: Acabou de sair! O filme da X-Force foi oficializado, informa o site Hollywood Reporter. E já tem roteirista: Jeff Wadlow, o roteirista (e diretor) de Kick-Ass 2, também lançado pela Fox (e também publicado pela Marvel). Tendo em vista seu currículo, é bem provável que Wadlow também dirija X-Force para a Fox, que também conta com a produção de Laura Shuler Donner, produtora de todos os filmes da franquia dos mutantes da Marvel na Fox. Fim da Atualização].

Magneto: filme solo?
Magneto: filme solo?

Quanto ao filme solo de Magneto é outra surpresa, mas compreensível. Nos quadrinhos, a biografia do vilão é riquíssima e foi apenas parcialmente explorada nos vários filmes em que apareceu. X-Men – Primeira Classe tem grande parte de sua trama focada na juventude do vilão, vivido por Michael Fassbender, porém, tem que dividir espaço com outros personagens, como o jovem Charles Xavier.

Também é importante afirmar que já existe há anos um projeto de filme solo de Magneto, inclusive, com um roteiro de David S. Goyer (da Trilogia Cavaleiro das Trevas do Batman e de Superman – O Homem de Aço). X-Men – Origens: Magneto seria o filme seguinte às origens de Wolverine, mas a má recepção deste cancelou tudo e parte do plot foi usado em Primeira Classe.

Contudo, um filme focado no vilão poderia explorar sua vida familiar, por exemplo, trazendo os personagens Mercúrio e Feiticeira Escarlate, que são seus filhos. O filme X-Men – Days of Future Past, sequência de X-Men – Primeira Classe, que será lançado em 2014, trará Mercúrio, mas provavelmente em uma participação pequena. Porém, pode ser um gancho para algo maior em seguida.

Mais informes devem vir em breve.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.