Capitão versus Soldado Invernal: arte conceitual.
Capitão versus Soldado Invernal: arte conceitual.

O painel sobre Capitão América 2Captain America – The Winter Soldier, sequência de Capitão América – O Primeiro Vingador e de Os Vingadores, até agora sem título oficial no Brasilcom as aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney, foi bastante movimentado. O elenco se fez presente e respondeu às perguntas dos fãs, além de exibir um teaser vídeo.

O vídeo mostra várias cenas de ação com o Capitão América e a Viúva Negra, numa base mais frenética e realística do que em Os Vingadores. Há vislumbres de vários personagens – Falcão, Alexander Pierce – e uma luta entre Steve Rogers e o agente da SHIELD Brock Rumlow, que todos sabem ser o vilão Ossos Cruzados. Há ainda um interessante diálogo entre Rogers e Nick Fury:

– Capitão: Vamos condenar um homem sem sequer julgá-lo?

– Fury: Você tem que ver o mundo como ele é e não como gostaria que fosse!

– Capitão: Isso não é liberdade. É medo.

Viúva Negra, Steve Rogers e o agente Sitwell.
Viúva Negra, Steve Rogers e o agente Sitwell.

O co-diretor Joe Russo explicou a tônica do filme:

Ele agora está no mundo moderno. O filme é um suspense político, e para ser condizente com essa proposta nós queríamos que fosse tão ousado, moderno e agressivo quanto pudesse. Porque não dá pra ser um suspense sem suspense de verdade, com desafios e ameaças de verdade. O Capitão enfrenta muita coisa neste filme.

O protagonista Chris Evans comentou a dificuldade em interpretá-lo:

A natureza dele é assumir o conflito de todo mundo e carregar nas costas. O Primeiro Vingador dava a oportunidade a ele servir e ser um soldado. Em Os Vingadores, como era preciso estabelecer muitas relações, não dava para se aprofundar em nenhum personagem. Com este novo filme, depois de ter recebido a oportunidade de servir e se doar, a questão agora é saber o que é certo. Nos anos 1940 era muito fácil dizer que os nazistas eram o mal. Hoje é mais difícil saber quem é o mocinho. E isso gera um conflito interessante para o Capitão, e é por isso que a relação dele com a Viúva Negra se desenvolve, porque ela sempre teve a habilidade de abrir mão da moral.

É romance ou disfarce?
É romance ou disfarce?

Quanto à relação entre o Capitão e a Viúva Negra – fotos de bastidores exibiram um beijo (!) – a atriz Scarlett Johanssen complementou:

Dois anos se passaram [desde Os Vingadores] e agora os dois são agentes da SHIELD, combatendo no chão, sem sair voando por aí. Nós dois temos estilos de luta similares, é uma relação de trabalho. E por conta de alguns acontecimentos, eles se vêm numa situação em que a parceria de trabalho se torna uma amizade mais íntima. Eles têm similaridades inesperadas entre si, ambos chegam com a guarda alta e não confiam demais nas pessoas. E ambos sempre trabalharam para um ‘chefe’ a vida toda. E com essa amizade que se forma eles começam a questionar o que querem. É uma relação complexa… E Chris [Evans] e eu já nos conhecemos há dez anos: este é o nosso quarto filme juntos.

Os comentários também dão a temporalidade do filme: dois anos após Os Vingadores. Ou seja, cerca de um ano após Homem de Ferro 3.

O diretor Joe Russo também garantiu que Capitão América 2 será a grande ponte da Fase 2 do estúdio e que sua trama conduz diretamente para Os Vingadores 2, que já foi anunciado oficialmente com o título de Avengers – Age of Ultron, ou seja, Os Vingadores – A Era de Ultron.

O herói usará dois uniformes.
O herói usará dois uniformes.

O Retorno do Primeiro Vingador mostrará o Capitão América tentando se adaptar ao mundo contemporâneo depois de passar 70 anos congelado; e lidando com as consequências dos eventos mostrados em Os Vingadores. Além disso, estará envolvido em uma grande operação da SHIELD e seu velho amigo Bucky Barnes é agora um vilão assassino chamado Soldado Invernal; mas haverá outros vilões, como  Ossos Cruzados. Em compensação  o supersoldado também ganhará novos aliados, nas figuras da Agente 13 da SHIELD, Sharon Carter, e do Falcão.

Capitão América – O Retorno do Primeiro Vingador mantém os mesmos roteiristas da primeira parte: Christopher Markus e Stephen McFeely e a direção é dos irmãos Joe Anthony Russo. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Samuel L. Jackson (Nick Fury),  Robert Redford (Alexander Pierce), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão),  Cobie Smulders (Agente Maria Hill), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados) e Georges St. Pierre (Baltroc, o saltador), além de participações de Hayley Atwell (Peggy Carter), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Toby Jones (Armin Zola), Dominic Cooper (Howard Stark), Maximiliano Hernandez (agente Jasper Sitwell), Callan Mulvey (agente Jack Rollins), além de Chin HanJenny Agutter,Alan Dale e Bernard White, como agentes da SHIELD. As filmagens já começaram em Los Angeles e devem passar por Cleveland (Ohio) e Washington-DC.  A estreia será em 04 de abril de 2014.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.