O Comissário Gordon irá estrelar Gotham, a série de TV.
O Comissário Gordon irá estrelar Gotham, a série de TV.

Uma notícia inesperada chegou aos fãs de quadrinhos hoje. O conglomerado Warner Bros. irá produzir uma série de TV chamada Gotham, que focará na juventude do Comissário Gordon, o maior aliado de Batman no combate ao crime em Gotham City. A série será exibida pelo canal Fox e não se submeterá ao teste do Episódio Piloto: irá para a produção da primeira temporada direto.

Com essa premissa, Gotham então será protagonizada pelo Detetive James Gordon nos anos anteriores ao surgimento do Batman. Portanto, não espere pelo homem-morcego que ele não vai aparecer. Ainda assim, a ambientação urbana do universo do Batman é riquíssima e a trama tem tudo para ser tão interessante como as melhores séries policiais que a TV dos EUA produz tão bem.

E sem esquecer que, seguindo a premissa de Batman Begins, o Detetive James Gordon é praticamente o único policial não-corrupto da cidade, o que tem grande força dramática.

Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.
Gordon no desenho animado Batman: Ano Um.

Poderemos ver, ainda, a luta (solitária?) de Gordon contra o domínio da Família Falconi no submundo da cidade. Também é bem provável que outros personagens da franquia cinematográfica, ou seja, da Trilogia Cavaleiro das Trevas, apareçam na série, como a assistente da Promotoria Rachel Dawes (o grande amor de Bruce Wayne) e o futuro Promotor Público Harvey Dent, que no filme Batman – O Cavaleiro das Trevas se transforma no vilão Duas Caras. Este filme também informa que Dent foi Corregedor da Polícia no passado e é bem possível que esta seja a sua situação na ambientação da série.

Não há detalhes sobre Gotham, a série, ainda, mas ela será produzida por Bruno Heller, o criador de The Mentalist. Mais detalhes devem vir à tona em breve. a primeira temporada será exibida a partir de 2014.

O Comissário James Gordon é o mais antigo personagem coadjuvante das histórias do Batman, tendo surgido junto com o herói em Detective Comics 27, de 1939, pelas mãos de Bob Kane e Bill Finger. Na trilogia Cavaleiro das Trevas foi vivido com extrema competência por Gary Oldman que certamente não irá reprisar seu papel.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.