Led Zeppelin: material inédito no ano que vem.
Led Zeppelin: material inédito no ano que vem.

A banda britânica Led Zeppelin, uma das mais importantes da história do rock e artífice máximo do hard rock dos anos 1970, irá promover uma série de lançamentos especiais em 2014, com versões remasterizadas de seus álbuns. Os lançamento também devem trazer muito material inédito, em versões deluxe, tal qual o conterrâneos Pink Floyd realizaram no ano passado. Entre as novidades, estão duas canções inéditas que o vocalista Robert Plant encontrou em seus próprios arquivos.

Em entrevista ao jornal londrino The Guardian (divulgado no Brasil pelo site UOL), Plant ironiza a descoberta:

Tesouros escondidos – agora esse deveria ser o nome da banda, realmente.

O cantor também acrescenta que dentro do material há canções do Led Zeppelin cantadas pelo baixista John Paul Jones. Ele quer que essas faixas sejam lançadas como bônus de uma nova coletânea do grupo, mas enfrenta a resistência de Jones:

Eu estou tentando desesperadamente usar uma faixa – ou duas – com John Paul Jones cantando. E até agora, (Jones) está até me dando dois carros e uma estufa para deixar as gravações de fora.

Robert Plant: material de arquivo com novidades.
Robert Plant: material de arquivo com novidades.

Também está em jogo a possibilidade da banda voltar aos palcos para shows promocionais. O grupo se reuniu pela última vez em 2007, em um concerto antológico, mas desde então, todas as tentativas de reunir o trio remanescente fracassaram. A banda foi convidada para encerrar as Olimpíadas de Londres, em 2012, mas não ocorreu pela recusa do próprio Robert Plant em abrir mão de sua turnê solo (que passou inclusive pelo Brasil).

Agora, é John Paul Jones quem está colocando resistência ao retorno da banda aos palcos, pois está ocupado com a Ópera The Ghost Sonata.

O Led Zeppelin foi fundado pelo guitarrista Jimmy Page em 1968 a partir das cinzas de outra banda, The Yardbirds. A reunião de Page com Robert Plant (vocais), John Paul Jones (baixo) e o baterista John Bonham resultou em uma das mais explosivas combinações de instrumentistas da história da música. A banda encontrou o sucesso desde o início, com seus dois primeiros álbuns Led Zeppelin I e Led Zeppelin II, lançados em 1969. O grupo foi um dos maiores sucessos do rock ao longo dos anos 1970 e encerraram as atividades em 1980, após a morte de Bonham por excesso de álcool. Depois, os três membros remanescentes (e por vezes apenas Plant e Page) encenaram apenas reuniões breves.