Capa de Crazy Diamond: biografia de Syd Barrett.
Capa de Crazy Diamond: biografia de Syd Barrett.

Duas notícias interessantes sobre a banda britânica Pink Floyd, uma das mais importantes da história do rock e ícone máximo do rock progressivo dos anos 1970. Sai no Brasil a principal biografia de Syd Barrett, o fundador e primeiro líder do grupo; e seu posterior substituto, o guitarrista David Gilmour, lançará novo álbum solo.

A Sonora Editora lança no Brasil Crazy Diamond: Syd Barrett e o Surgimento do Pink Floyd de Mike Watkinson e Pete Anderson, biografia que analisa profundamente a vida enigmática de Syd Barrett, o fundador do Pink Floyd. O livro é o de maior sucesso sobre o artista e esta edição é atualizada, contemplando a morte do artista em 2006.

A descrição oficial da edição é a seguinte:

Crazy Diamond é a biografia mais vendida de Syd Barrett, o lendário fundador do Pink Floyd, cujo breve lampejo de uma errática genialidade tornou-se um dos maiores enigmas do rock. (…)  Para relatar uma tragédia do mundo do rock de proporções épicas, Crazy Diamond baseia-se em anos de pesquisa e inúmeras entrevistas com a família de Syd e seus amigos. Esta edição do livro foi atualizada depois da morte de Barrett em 2006. Inclui numerosas fotos raras, discografia completa e prefácio de Julian Cope.

Nascido Roger Keith Barrett, em Cambridge, na Inglaterra, em 1946, Syd foi um adolescente genial, com um talento especial para a arte: música, poesia e pintura. Ainda em sua cidade natal conheceu os dois homens que mudariam sua vida: Roger Waters e David Gilmour, com quem manteve grande amizade e partilhou o gosto pelo rock e pelo blues, cada um ajudando o outro a aprender a tocar guitarra.

O Pink Floyd original em 1967, com Syd Barrett (esq.).
O Pink Floyd original em 1967, com Syd Barrett (esq.).

Em Londres, Barrett e Waters se reencontraram e fundaram a banda que daria origem ao Pink Floyd em 1965. Inicialmente, com um repertório de R&B, logo o grupo redirecionou o trabalho para as composições psicodélicas de Syd. Já com sua formação oficial – Syd Barrett (vocais e guitarra), Roger Waters (baixo), Richard Wright (teclados, piano e vocais) e Nick Mason (bateria) – o Pink Floyd tornou-se uma das bandas mais populares dos clubes londrinos em 1966, com um espetáculo que misturava música experimental, com longas passagens instrumentais e um fantástico show óptico, com luzes coloridas, projeções de slides, bolhas de sabão, fumaça e gelo seco.

Coletânea de 2010 reúne Barrett solo e com o Pink Floyd.
Coletânea de 2010 reúne Barrett solo e com o Pink Floyd.

Por isso, houve uma corrida de gravadoras em busca da banda, com vitoria da poderosa EMI, a mesma gravadora dos Beatles. A banda estreou em disco em 1967, com dois compactos assinados por Syd Barrett, Arnold Layne (que chegou ao 20º lugar das paradas) e See Emily play (6º lugar), que tornaram o Pink Floyd o maior exponente da cena psicodélica de Londres e uma sensação nos circuitos alternativos da Europa, especialmente na França, Alemanha e Holanda.

A poesia arrebatadora de Barrett – Arnold Layne retrata um homem que rouba lingeries do varal da vizinha e as veste diante do espelho (!) – e a sonoridade intrigante da banda valeram espaço na história do rock e o primeiro álbum completo do grupo, The Piper at the Gates of Dawn, é um clássico absoluto do Verão do Amor de 1967.

O primeiro álbum da banda.
O primeiro álbum da banda.

Infelizmente,  o consumo excessivo de drogas alucinógenas e uma pretensa esquizofrenia levaram Barrett à beira da loucura, adotando um comportamento bizarro e errático.  No início de 1968, os outros membros do Pink Floyd convidaram o amigo David Gilmour para reforçar o time ao vivo, cantando e tocando guitarra, já que nunca se sabia se Barrett iria conseguir tocar ou cantar ou mesmo aparecer no concerto. Quando foram gravar o segundo álbum, a ideia era trabalhar com Barrett apenas em estúdio e não levá-lo mais nas turnês, tal qual os Beach Boys faziam com o líder Brian Wilson.

No fim das contas, o comportamento de Barrett estava tão alterado que a banda decidiu expulsá-lo definitivamente. Ainda assim, o guitarrista aparece na maior parte das faixas de Saucerful of Secrets, de 1968, embora só cante uma canção.

Syd Barrett (dir.) com o Pink Floyd em 1967: destaque na cena psicodélica de Londres.
Syd Barrett (dir.) com o Pink Floyd em 1967: destaque na cena psicodélica de Londres.

Após uma pausa para descansar, o compositor ainda gravou dois álbuns solo fantásticos, produzidos por David Gilmour e com a ajuda dos outros membros do Pink Floyd. Os discos The Madcaps Laugh e Barrett foram lançados em 1970 e não fizeram sucesso, mas são duas jóias escondidas, com uma obra fabulosa, embora errática e louca.

Na preparação para um terceiro álbum, Barrett estava tão perturbado que o projeto foi abandonado e o compositor abandonou para sempre a carreira musical. Passou o resto dos seus dias na casa dos pais, em Cambridge, dedicando-se às artes plásticas até falecer em 2006, aos 60 anos de idade, vítima de complicações causadas pela diabetes.

O livro Crazy Diamond lança luzes sobre todos esses eventos. Está a venda na Livraria Saraiva e o preço promocional de lançamento é R$ 33,90.

David Gilmour: novo disco solo?
David Gilmour: novo disco solo?

A segunda notícia referente ao Pink Floyd diz respeito a David Gilmour, que ingressou a banda em 1968 e permaneceu até o seu fim em 1996. Numa entrevista para a TV, o cantor Graham Nash – famoso por sua participação na banda Crosby, Stills, Nash & Young – disse que participará do novo álbum de Gilmour, juntamente a David Crosby.

Crosby e Nash já participaram do álbum anterior de Gilmour, On an Island, de 2006.

Falta uma confirmação oficial, no entanto.

On an Island foi o terceiro álbum solo de Gilmour, sucessor de David Gilmour (1976) e About a Face (1984); sendo também o primeiro lançamento do músico e compositor desde o último disco do Pink Floyd, The Division Bell, de 1994.

Outro ex-membro do Pink Floyd, Roger Waters, atualmente também trabalha em um álbum solo.

O Pink Floyd surgiu em Londres, em 1965, e se tornou um dos maiores exponentes do Movimento Psicodélico com seu primeiro disco, em 1967. Era formado por Syd Barrett(vocais e guitarra), Roger Waters (baixo e vocais), Richard Wright (teclados e vocais) e Nick Mason (bateria), mas o primeiro foi substituído por David Gilmour em 1968. Depois, a banda se tornou uma das fundadoras do chamado rock progressivo e após anos na cena underground, alçou à categoria de uma das bandas mais populares do planeta pelo sucesso do disco Darkside of the Moon, de 1973. O grupo viveu várias crises nos anos 1980, que resultou na saída de membros, e encerrou as atividades em 1996. Poucas reuniões ocorreram depois disso.