Arte promocional de O Julgamento de Jean Grey.
Arte promocional de O Julgamento de Jean Grey.

A editora Marvel Comics anunciou hoje que vai produzir um crossover entre os super-heróis mutantes dos X-Men e a equipe de heróis intergaláticos Guardiões da Galáxia. A minissérie terá como tema O Julgamento de Jean Grey.

Em primeiro lugar, é preciso que se saiba que nas histórias atuais dos X-Men, os membros da equipe original – Ciclope, Garota Marvel (Jean Grey), Fera, Anjo e Homem de Gelo – foram trazidos do passado (ou seja, quando ainda eram adolescentes) para o nosso presente; e estão desde então, interagindo com os heróis da Marvel de hoje, inclusive, em alguns casos, com suas próprias versões adultas. Jean Grey é uma exceção, já que a heroína foi morta numa história de 2004.

Em segundo lugar, é preciso que se saiba que Jean Grey foi – nas histórias de A Saga da Fênix Negra (escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, entre 1980 e 1981) – hospedeira da Força Fênix, uma entidade cósmica ultrapoderosa, que poderia levar o universo à aniquilação. Tomada pelo poder da Fênix, Jean Grey enlouqueceu e eliminou um sistema solar inteiro, ceifando bilhões de vidas. Num instante de lucidez e amparada pelo amor por Ciclope, Jean Grey cometeu suicídio no último capítulo da Saga da Fênix Negra. Ainda assim, a personagem ressuscitou poucos anos depois – sem os poderes da Fênix – mas ainda assombrada por seu passado e seus atos. Ela faleceu de novo (e aparentemente definitivamente) em 2004.

A Força Fênix voltou a ameaçar a vida na Terra na saga Vingadores Vs. X-Men, que sacudiu o universo Marvel entre 2012 e 2013.

Ciclope do passado e do presente juntos.
Ciclope do passado e do presente juntos.

Porém, quer queira ou não, Jean Grey está de volta; embora em uma versão bem mais jovem e sem ter se envolvido com a Força Fênix ainda. Mas isso não interessa. O Julgamento de Jean Grey trará justamente uma trama em que o Universo descobre que Jean Grey está viva e são tomadas as medidas cabíveis para puni-las por seus crimes (do passado ou do futuro?). Os Guardiões da Galáxia entram em cena como defensores do Planeta Terra e irão, de algum modo, entrar em choque contra a equipe original dos X-Men.

Os X-Men advindos do passado têm suas histórias narradas na revista All-New X-Men (que é uma das de maior sucesso da Marvel na atualidade) e os Guardiões da Galáxia também têm uma revista própria, Guardians of the Galaxy; e ambas são escritas por Brian Michael Bendis, que escreverá a minissérie em seis edições que transcorrerá em edições alternadas das duas revistas a partir de janeiro de 2014.

Os Guardiões da Galáxia nos quadrinhos.
Os Guardiões da Galáxia nos quadrinhos.

É também uma estratégia da Marvel de usar os populares X-Men para darem mais luz ao grande público em direção aos Guardiões da Galáxia, que terão um filme próprio estreando em 2014. (Saiba mais aqui). Os X-Men também ganham um novo filme no ano que vem: X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.

Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.