
A editora Marvel Comics anunciou hoje que vai produzir um crossover entre os super-heróis mutantes dos X-Men e a equipe de heróis intergaláticos Guardiões da Galáxia. A minissérie terá como tema O Julgamento de Jean Grey.
Em primeiro lugar, é preciso que se saiba que nas histórias atuais dos X-Men, os membros da equipe original – Ciclope, Garota Marvel (Jean Grey), Fera, Anjo e Homem de Gelo – foram trazidos do passado (ou seja, quando ainda eram adolescentes) para o nosso presente; e estão desde então, interagindo com os heróis da Marvel de hoje, inclusive, em alguns casos, com suas próprias versões adultas. Jean Grey é uma exceção, já que a heroína foi morta numa história de 2004.
Em segundo lugar, é preciso que se saiba que Jean Grey foi – nas histórias de A Saga da Fênix Negra (escrita por Chris Claremont e John Byrne e desenhada por este último, entre 1980 e 1981) – hospedeira da Força Fênix, uma entidade cósmica ultrapoderosa, que poderia levar o universo à aniquilação. Tomada pelo poder da Fênix, Jean Grey enlouqueceu e eliminou um sistema solar inteiro, ceifando bilhões de vidas. Num instante de lucidez e amparada pelo amor por Ciclope, Jean Grey cometeu suicídio no último capítulo da Saga da Fênix Negra. Ainda assim, a personagem ressuscitou poucos anos depois – sem os poderes da Fênix – mas ainda assombrada por seu passado e seus atos. Ela faleceu de novo (e aparentemente definitivamente) em 2004.
A Força Fênix voltou a ameaçar a vida na Terra na saga Vingadores Vs. X-Men, que sacudiu o universo Marvel entre 2012 e 2013.

Porém, quer queira ou não, Jean Grey está de volta; embora em uma versão bem mais jovem e sem ter se envolvido com a Força Fênix ainda. Mas isso não interessa. O Julgamento de Jean Grey trará justamente uma trama em que o Universo descobre que Jean Grey está viva e são tomadas as medidas cabíveis para puni-las por seus crimes (do passado ou do futuro?). Os Guardiões da Galáxia entram em cena como defensores do Planeta Terra e irão, de algum modo, entrar em choque contra a equipe original dos X-Men.
Os X-Men advindos do passado têm suas histórias narradas na revista All-New X-Men (que é uma das de maior sucesso da Marvel na atualidade) e os Guardiões da Galáxia também têm uma revista própria, Guardians of the Galaxy; e ambas são escritas por Brian Michael Bendis, que escreverá a minissérie em seis edições que transcorrerá em edições alternadas das duas revistas a partir de janeiro de 2014.

É também uma estratégia da Marvel de usar os populares X-Men para darem mais luz ao grande público em direção aos Guardiões da Galáxia, que terão um filme próprio estreando em 2014. (Saiba mais aqui). Os X-Men também ganham um novo filme no ano que vem: X-Men – Dias de Um Futuro Esquecido.
Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Coadjuvantes do Universo Marvel e vindos do futuro, participaram de histórias dos Vingadores, Defensores e Thor. Uma nova versão da equipe, com personagens do presente, surgiu na maxissérie Aniquilação: Conquista, em 2008, criada por Dan Abnett e Andy Lanning, trazendo como membros Star Lord, Gamora, Groot, Rocket Racoon e Drax, o destruidor.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.


Deixei uma pergunta no post do Wolwerine, e como não fui respondido, e como também esse blog é a maior fonte nacional no que diz respeito à HQ, fazendo jus ao título e aos fãs, aguardo ansiosamente respostae, me corrija se eu estiver errado
No filme Wolwerine, Imortal”, Logan tem memórias da 2a Guerra Mundial; como pode, se com a “cirurgia”, cerca de 30 anos depois, ele sofreu amnésia? N é um grande furo despercebido?
Por que, pelo que eu saiba, a memória dele só vai até aí; no filme, o cara tem um flashback completo! Ilumine-me, pois estou perdido no pretérito-mais-que-perfeito =)
Aguardo resposta! Abraço
GostarGostar
Oi, Leonardo,
Desculpe se não lhe respondi.
Você está certo. Teoricamente, as memórias de Logan só vão (retroativamente) até depois da cirurgia (e da bala de adamantium na cabeça) mostrados no fim de X-Men Origens – Wolverine. Em X-Men – O Filme, o professor X afirma que Logan está perdido há 15 anos. Assim, tendo em vista o pequeno intervalo de tempo entre os três filmes da Trilogia dos X-Men, podemos afirmar que a implantação do adamantium ocorreu há pouco mais de 15 anos atrás.
Esse era para ser o intervalo de tempo ao qual Logan recorda das coisas e o que justifica ele não ter reconhecido o Dentes de Sabre como seu irmão em X-Men – O Filme.
Porém, em X-Men 2, ao visitar o velho Projeto Arma X, Logan tem vislumbres da cirurgia de implantação do adamantium.
Podemos supor, então, que Logan tem pequenos flashes do passado em sua memória fragmentada e perdida.
Essa é a única explicação cabível para ele relembrar do episódio de Nagazaki na II Guerra Mundial.
Ou aceitamos essa teoria ou temos que admitir que o episódio é um erro de continuidade dos roteiristas da série.
Um grande abraço!
GostarGostar
X-Men é minha equipe preferida. Brian M. Bendis, por outro lado, não é meu escritor favorito. Em Vingadores ele fez (em princípio) um trabalho satisfatório, mas não excelente.
Em X-Men o mesmo acontece.
Outra curiosidade é que, indo na direção contrária, Wolverine não é meu personagem mutante preferido. Para mim, ele se igualaria à Tempestade e Colossus. Da segunda turma ainda prefiro o Noturno.
Mas meus preferidos sempre foram os originais. Mesmo não sendo tão populares quanto os da segunda turma. Talvez culpa de Kirby e Lee.. talvez por um purismo besta. Mas nunca tive como parâmetro níveis de poder e popularidade para escolher qual personagem eu mais gosto.
Amo Scott, Jean, Hank, Warren e Bobby. Assim como Magneto (super fã dele) e, em menor grau, Xavier (pouco explorado ao longo dos anos… talvez por isso)
Para ter uma ideia, entre os Vingadores, os que eu mais gosto são Gavião Arqueiro e Hank Pym.. justamente pelas limitações, humanidade e falhas…
Sobre Os Guardiões da Galáxia… amei a versão mostrada em Aniquilação – Conquista. Aliás, para mim, a Marvel é maravilhosa (desculpe o trocadilho) quando o assunto é saga cósmica.
Mas, como eu disse, não acho Brian M. Bendis um autor tão bom… salvo seu trabalho em Alias e Demolidor. Talvez por sentir muita falta do eterno Nova, Richard Rider. Ou por ainda comparar a atual versão com as anteriores… o fato é que tenho achado as novas histórias muito fracas. Tony Stark… sério???
Vejamos o que ocorrerá neste crossover. Espero que Bendis consiga alguma inspiração… e que não nos decepcione… Batalha do Átomo foi bem decepcionante (apesar de ter sido inspirada por Jason Aaron)…
GostarGostar
Pois é, Lucy, o Homem de Ferro em Guardiões da Galáxia foi uma maneira de chamar a atenção do grande público para a equipe.
A mesma coisa agora com os X-Men.
Um abraço!
GostarGostar
Eu não entendo como não fazem uma revista com aventuras cósmicas com a Jean na forma de Fênix,? Com aventuras solos ou um grupo. Preferem fazer um filme dos guardiões que eu acho uma merda, e dando destaque nos quadrinhos. Bons tempos que os comics influenciavam o cinema e não o contrário.
GostarGostar