
Ontem, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood revelou a lista completa dos indicados aos prêmios dos melhores do ano de 2013, o Oscar. E o único filme de super-heróis indicado a algum prêmio foi Homem de Ferro 3, fecho da primeira trilogia do “vingador dourado” publicado pela Marvel Comics, e levado aos cinemas pelo Marvel Studios. O longa concorre na categoria Efeitos Visuais.
Em outros anos, de dois a três filmes do tipo concorriam nas categorias técnicas (Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som, Maquiagem etc.).
Raríssimas ocasiões trouxeram filmes do tipo nas categorias nobres, como foi caso de Heath Ledger ganhar o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante de 2009 pelo papel do Coringa em Batman – O Cavaleiro das Trevas.

Não custa lembrar que Batman – O Cavaleiro das Trevas ainda ganhou um segundo Oscar, por Melhor Edição de Som para Richard King. Além disso, foi indicadoem outras seis categorias: Direção de Arte, Fotografia, Edição, Maquiagem, Mixagem de Som e Efeitos Visuais. Batman Begins foi indicado a Melhor Fotografia.
Em 2013, Os Vingadores foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, mas não levou a estatueta. Homem-Aranha 2, de Sam Raimi, ganhou este prêmio em 2003.

O curioso é que, apesar de não gostar de premiar filmes de super-heróis, os artistas que os fazem são constantemente premiados em outros filmes. Na lista deste ano temos: Christian Bale (o Batman) por American Hustle indicado ao prêmio de Melhor Ator; Amy Adams (a Lois Lane) indicada a Melhor Atriz pelo mesmo filme; como Melhor Ator Coadjuvante, temos Michael Fassbender (Magneto) por 12 Anos de Escravidão e Bradley Cooper (o Rocket Raccoon em Guardiões da Galáxia) por American Hustle; e Jennifer Lawrence (Mística) como Melhor Atriz Coadjuvante também por American Hustle.
Dois pesos, duas medidas?
Leia a resenha de Homem de Ferro 3 no HQRock, clicando aqui.
Produzido pela Disney Company e pelo Marvel Studios, Homem de Ferro 3 foi escrito pelo britânico Drew Pearce (da série No Heroics) e é dirigido por Shane Black (Maquina Mortífera, Beijos e Tiros). O elenco traz novamente Robert Downey Jr. (Tony Stark), Gwynelt Paltrow (Pepper Potts), Don Cheadle (James Rhodes/ Patriota de Ferro), Jon Favreau (Happy Hogan), Ben Kingsley (Mandarim), Guy Pearce (Aldrich Killian), Rebecca Hall (Maya Hansen), James Badge Dale (Eric Savin/Coldblood), William Sadler (Presidente Elis), Ty Simpkins (Harley), Stephanie Szostak (Ellen Brandt), Dale Dickey (Miss Davis), Ashley Hamilton (Jack Taggert), Wang Xueqi (Dr. Wu), Fan Bingbing (esposa do Dr. Wu). A estreia no Brasil foi em 26 de abril. O longametragem funciona como uma sequência de Os Vingadores e dá início à Fase 2 do Universo Marvel nos Cinemas, que envolverá outros filmes e culminará em Os Vingadores 2 em 2015.
O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.


Pelo menos uma indicação pra não passar em branco, porém logo no mais fraco da trilogia… é aquela coisa da Academia, comédia e aventura nunca são considerados oscarizáveis como um um bom (melo)drama…
GostarGostar
É isso aí, Jorge. Uma pena.
Não acho que nenhum dos atores dos filmes deste ano fossem oscarizáveis por seus trabalhos (talvez, o Tom Hiddleston?), mas outros quesitos poderiam ser levados em consideração. Thor poderia ser indicado por Arte.
Sem contar que, para sermos justos, O Homem de Aço merecia mais a indicação aos Efeitos Visuais do que Homem de Ferro.
Mas isto é Hollywood, não é?
Um abração!
GostarGostar