Eric Clapton: início da despedida dos palcos.
Eric Clapton: início da despedida dos palcos.

O guitarrista britânico Eric Clapton, um dos nomes mais importantes da história do rock e apelidado de “deus da guitarra” por sua grande habilidade no instrumento, iniciou oficialmente o processo de despedida dos palcos. O músico já havia anunciado há alguns anos que vislumbrava a aposentadoria das turnês para em breve e agora parece estar pondo em prática o plano.

Clapton acabou de encerrar uma turnê no Japão, em que divulga seu mais recente álbum, Old Sock, lançado em 2012. Em seu próprio site, o guitarrista lançou um tipo de carta aberta na qual agradece os fãs japoneses, mas informa que esta pode ter sido sua última turnê por lá:

Eu posso não voltar aqui, pelo menos em um palco. Eu tenho vindo aqui por 40 anos, desde antes de alguns de vocês terem nascido. É o melhor lugar que eu já toquei. Obrigado por me receberem.

Já há alguns anos, Clapton vem diminuindo o ritmo de turnês. Apesar de ter passado no Brasil em 2011, a agenda oficial de seus shows para a primeira metade deste ano – disponível em seu próprio site – informam apenas nove concertos (entre EUA e Europa) até o fim de junho. Bem diferente do passado recente em que o músico tinha uma temporada fixa de 15 ou 20 apresentações somente no Royal Albert Hall, entre abril e maio.

Conforme atenta o pessoal do Combate Rock (via UOL), Clapton já cancelou dois concertos este ano por causa de dores nas costas. Aos 69 anos, o músico não tem mais a disposição necessária para extensas turnês. Em uma entrevista à revista Guitar Player, em 2012, ele já vislumbrava o seu futuro:

Não quero tocar por aí, em extensas turnês, com 70 anos de idade. (…) Subir no palco não é o problema, nunca foi. Se eu pudesse fazer isso em minha vizinhança sempre, seria ótimo. O que me aflige são as viagens. Há caras no Texas que tocam em seu próprio circuito e isso os mantêm vivos. Eu não vou parar de tocar aos 70, quero me apresentar de vez em quando, mas eu vou parar de fazer turnês.

É pouco provável, portanto, que Eric Clapton volte ao Brasil algum dia, país que só visitou três vezes em seus 50 anos de carreira.

Conheça a biografia do deus da guitarra clicando aqui e veja a sua Discografia Completa aqui.

Eric Clapton nasceu em Ripley, na Inglaterra, em 1945, e foi um dos pioneiros da cena de R&B no país. Ele estreou profissionalmente na banda The Yardbirds, em 1963, e ganhou uma áurea mitológica quando entrou para os The Bluesbreakers de John Mayall, em 1965, e pichações com frase de “Clapton is god (Clapton é deus)” apareceram nos muros de Londres. Em seguida, alçou fama internacional como guitarrista do Cream, uma das mais famosas e importantes bandas de rock dos anos 1960. O grupo encerrou as atividades já em 1969 e Clapton montou oBlind Faith que gravou apenas um único álbum, de grande sucesso. Ele ainda montou a Derek and the Dominos, que gravou o antológico álbum Layla and Other Assort Love Songs, em1970, e depois de um período de ostracismo causado pelo abuso de drogas, retomou a carreira – agora solo – em 1974, tornando-se de novo um dos maiores astros da música internacional.