
Uma das mais importantes bandas de rock da história, os britânicos do The Who iniciaram as comemorações de seus 50 anos de atividades. Recém-terminada uma turnê em que executaram na íntegra o álbum Quadrophenia, de 1974, agora, a banda anuncia as datas de sua turnê oficial de cinco décadas. A The Who Hits 50 iniciará no dia 26 de novembro, em Dublin na Irlanda, passando por Escócia e percorrendo a Grã-Bretanha pelo mês de dezembro, em nove cidades, que incluem Leeds, Liverpool, Manchester e a capital Londres, dentre outras.
Londres será o fechamento da turnê, com um show no O2 Arena em 17 de dezembro.
Outras datas não foram anunciadas, mas é possível que a banda inclua algumas. Também é bem provável a turnê se estender aos Estados Unidos no início de 2015 e, quem sabe, rodar a Europa no verão do hemisfério norte.
Também há esperanças de se converter em uma turnê mundial. O próprio guitarrista Pete Townshend revelou em uma entrevista meses atrás que gostaria muito de vir tocar no Brasil.

O vocalista Roger Daltrey diz, no anúncio oficial, que esta turnê de dezembro é o início de um longo adeus, já que o grupo já fala abertamente em pendurar as guitarras após 50 anos de atividades.
Por causa do caráter comemorativo, o anúncio oficial reforça que o repertório da turnê será pautado nos grandes sucessos e clássicos do The Who – como My generation, Baba O’Riley, We won’t get fooled again, I can’t explain, Pimball wizard e Behind blue eyes – além de algumas preciosidades menos conhecidas de seu catálogo.
O The Who surgiu na periferia de Londres, formado pela união de Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria). Após algumas tentativas frustradas, a banda alçou o sucesso em 1965, com canções como I can’t explain e My generation. O grupo foi um dos mais importantes dos anos 1960, atingindo seu melhor momento comercial em 1969, com a ópera-rock Tommy, tocando em seguida no Festival de Woodstock. Diminuindo a popularidade ao longo dos anos 1970, veio a morte do baterista Keith Moon, em 1978, por causa de uma overdose de medicamentos. O grupo lançou seu último álbum em 1982, encerrando as atividades oficialmente. Contudo, continuaram a se reunir ocasionalmente para shows e turnês. O baixista John Entwistle morreu de um ataque cardíaco ocasionado pelo uso de cocaína em 2002, mas a dupla remanescente Daltrey e Townshend lançou o álbum Endless Wire (o primeiro desde 1982!) em 2005. Permanecem fazendo shows constantemente.

