O cantor e compositor norteamericano Brian Wilson, líder da lendária banda The Beach Boys, ganhará em breve uma cinebiografia: Love and Mercy e o trailer do longametragem foi lançado esta semana. Veja abaixo: https://youtu.be/uAPWh9O6DHI

Em Love and Mercy, acompanhamos a vida de Brian Wilson em dois momentos distintos da carreira: na juventude, em pleno auge criativo dos Beach Boys, entre 1965 e 1967; e anos mais tarde, quando já era um semiaposentado músico doente e decadente, e conhece uma mulher chamada Melinda, no meio dos anos 1980. O filme intercala os dois momentos, no qual o compositor é vivido por Paul Dano (jovem) e John Cusack (mais velho). O elenco ainda conta com Elizabeth Banks (de Jogos Vorazes) como Melinda e Paul Giamatti (de Sideways) como o Dr. Eugene Landy. A direção é de Bill Pohlad (produtor de 12 Anos de Escravidão) e o lançamento oficial é em 10 de julho nos EUA e 06 de agosto no Brasil. A obra já foi exibida no Festival de Cinema de Toronto.

Brian Wilson nasceu na Califórnia, nos EUA, em 1942, filho de um famoso compositor de trilhas para o cinema; e ainda adolescente montou com os irmãos Carl (guitarra) e Dennis (bateria) os Beach Boys, agregando o primo Mike Love (vocais) e o vizinho Al Jardine (guitarra), em 1961. A banda tocava músicas despretensiosas na temática “praia, garotas, carros” típicas da Califórnia e foi sucesso imediato naquele estado, embora não em nível nacional. O grupo só se tornou realmente famoso após a Invasão Britânica, liderada pelos Beatles, em 1964. A partir de então, os Beach Boys se tornaram a principal banda “made in USA” a fazer frente ao sucesso vindo do outro lado do Atlântico. Influenciado pelo rock mais elaborado dos britânicos, Brian Wilson deixou de se apresentar ao vivo – com Bruce Johnson (baixo) assumindo seu lugar – para se dedicar exclusivamente à composição e às gravações da banda. Com isso, o som dos Beach Boys ficou ainda mais harmonioso e complexo, atingindo ainda mais sucesso, cujo ápice foi o álbum Pet Sounds, em 1966, e o single Good Vibrations. Por essas obras, a banda se tornou uma das mais importantes da história do rock e a qualidade de suas gravações é impressionante. Veja este vídeo de Brian Wilson conduzindo a gravação de Good Vibrations:
https://www.youtube.com/watch?v=d8rd53WuojE
E Depois disso, a obsessão em ser melhor e perfeccionista, o uso de drogas pesadas e uma série de traumas psicológicos causaram um surto psicótico em Wilson, do qual nunca mais se recuperou totalmente. Desde então, vive à sombra do que foi no passado. Saiba mais sobre a vida de Brian Wilson clicando aqui e sobre a carreira dos Beach Boys aqui.


E que venham mais e mais cinebiografias de lendas do Rock! “Pet Sounds” é desses álbuns que a gente não se cansa de escutar de tão bom. Já to ansioso pra ver o filme!
Só ficou faltando os links no final do texto sobre a vida do Brian Wilson e a carreira dos Beach Boys, Irapuan. Acredito que você tenha esquecido de colocá-los. Se der pra corrigir seria ótimo porque tenho certeza que você escreveu textos maravilhosos e super completos.
Abraços.
GostarGostar
Olá, Humberto! Verdade, Pet Sounds é algo magnífico!
Não tinha percebido a questão dos links, vou corrigir agora.
Um abração!
GostarGostar