
Enquanto continuam as filmagens, seguem algumas notícias em conta-gotas do bastante esperado Capitão América – Guerra Civil, sequência de Capitão América 2 – O Soldado Invernale fecho da trilogia das aventuras-solo do herói criado pela Marvel Comics, levado aos cinemas pelo Marvel Studios e Disney Company. A rodada de hoje fala sobre os lados que os heróis tomarão na disputa do título e reportes sobre o Soldado Invernal e o Pantera Negra. Vamos lá!
Primeiro, de que lado você está? Este era o slogan de Guerra Civil quando lançada nos quadrinhos. Na trama, há uma disputa ideológica entre o Capitão América e o Homem de Ferro, com cada um assumindo uma posição oposta e um grupo de heróis em volta deles, dando início a uma grande batalha entre heróis. Não sabemos como isso será no filme – tenho minhas suspeitas de que veremos realmente uma “guerra civil” entre os heróis como o quebra-pau das HQs, penso que haverá uma grande luta, mas no resto será mais um tipo de “corrida” de um grupo contra o outro, talvez guardando uma luta um pouco maior entre Steve Rogers e Tony Stark mais perto do fim (antes da união necessária para deter o grande vilão do filme, claro). Afinal, é Hollywood e não HQ. Mas é a Marvel, quem sabe?

Bom, mas indo ao tópico, o site Heroic Hollywood afirma que sabe como será a divisão dos times na disputa do filme. Do lado do Capitão América teremos Falcão, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Homem-Formiga e o Soldado Invernal.
Do lado do Homem de Ferro teremos Viúva Negra, Visão, Homem-Aranha e Máquina de Combate.
(O filme ainda traz o Pantera Negra, mas como já adiantou o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, em entrevistas, ele terá suas próprias questões na trama, não tão focado na disputa em si).
A lista não é realmente uma grande surpresa, embora traga uma: a Viúva Negra não permanecer fiel ao Capitão América, tal qual a relação profunda construída entre os dois nos filmes O Soldado Invernal e Vingadores – Era de Ultron. Tendo em vista o caráter da personagem, não seria de estranhar ela ser uma agente dupla, infiltrada no grupo de Stark pelo próprio Steve Rogers. Quem sabe?

Resta saber se o Homem-Aranha será um fator de “virada” tal qual foi na HQ: começando do lado de Stark e depois mudando para o lado de Rogers. Talvez, esse papel termine cabendo à Viúva Negra…
Bom, se a formação dos lados for esta mesmo (e parece ser, faz sentido dentro do contexto dos filmes), volta à questão: haverá mesmo uma “guerra civil” entre os heróis ou apenas uma concorrência localizada? Vamos esperar pelos trailers…

Agora, as outras notícias. Uma coisa interessante sobre a produção de Guerra Civil que veio à luz do dia esta semana foi que as filmagens se encerraram em Atlanta, depois de mais de seis semanas de trabalho por lá, e agora, aportaram ontem em Berlim, na Alemanha. À princípio, achamos que parte do filme se passará na Alemanha por causa do vilão alemão Barão Zemo, mas há ainda alguns complicadores. As imagens do set mostram o ator Sebastian Stan gravando cenas na capital do país e revelam duas coisas interessantes.

A primeira, é que a roupa usada por seu personagem – um traje civil tradicional – é exatamente a mesma com a qual ele aparece na cena pós-créditos do filme Homem-Formiga, em que ele está aprisionado e o Capitão América e o Falcão discutem em como libertá-lo. Isso significa que o ator está gravando cenas do momento anterior à captura ou mesmo do momento da captura.
A segunda coisa interessante é que, pelo que dá para notar no cenário no qual está inserido – há uma banca de revistas atrás dele – o site Comic Book Movie percebeu que se trata de um jornal romeno e não alemão, pela língua usada. Isso é muito curioso, pois situa a cena na Romênia e não na Alemanha. O que isso significa para o filme, ninguém sabe. Mas por outro lado, rende uma grande curiosidade: o próprio Sebastian Stan é romeno (nasceu na Romênia e migrou aos 8 anos de idade para a Áustria, porque sua mãe era pianista, e depois, aos 12 anos para os Estados Unidos). Homenagem ou coincidência? Zemo será romeno em vez de alemão?

(Esta última questão não é desimportante nem gratuita: talvez seja uma manobra da Marvel de internacionalizar mais ainda seus filmes e também tirar o peso dos “vilões alemães” do Capitão América, refugos do nazismo. O Caveira Vermelha era alemão, assim como o Barão Von Strucker de Era de Ultron; mas Ermin Zola é apresentado como suíço em Capitão América – O Primeiro Vingador. Talvez, Zemo seja romeno. Por que não?).

Por fim, o Heroic Hollywood afirma saber o motivo que coloca o Pantera Negra dentro da trama: segundo o site, o soberano de Wakanda, T’Chaka é assassinado no filme, o que obriga seu filho, T’Challa a ocupar seu lugar e ir se defrontar com a questão.
E que questão é essa? Já discutimos em outros posts: Wakanda é a única fonte de vibranium, o metal alienígena que forma o escudo do Capitão América e o corpo do Visão e foi usado como arma em grande escala pela HIDRA em Era de Ultron. No filme, esse contrabando ilegal de vibranium será o motivo de algum tipo de jogada diplomática agressiva de Wakanda nas Nações Unidas e vai se “comunicar” com a Lei de Registro de Superhumanos que motivará a cisão entre Rogers e Stark.
Desse modo, T’Chaka terá um papel pequeno no filme e rumores apontam o ator Ernie Hudson (de Os Caça-Fantasmas) no papel. Nos quadrinhos é a morte dele que motiva seu filho a se tornar o Pantera Negra. E o assassino é justamente Ulysses Klaw, que se transforma no vilão Garra Sônica; personagem que apareceu em Era de Ultron como Ullysses Klaue.
***
Civil War foi publicada como um minissérie em sete partes, entre 2006 e 2007, com roteiro de Mark Millar e arte de Steve McNiven, sendo a história da Marvel mais importante daquela década, mudando o status quo dos personagens por anos.
No filme, uma tragédia fará o Governo dos EUA baixar uma lei que exige o controle dos superhumanos, abrindo um debate acirrado entre o Homem de Ferro(que defenderá a lei) e o Capitão América (que julgará que ela fere dos os direitos civis). O Homem-Aranha terá uma participação importante no filme como alguém que fica dividido entre as duas facções. Além de Tony Stark assumir um papel quase vilanesco, também teremos como vilões o Barão Zemo e Ossos Cruzados. Os personagens dos filmes do Capitão – Soldado Invernal, Falcão, Sharon Carter – e dos outros filmes da Marvel – Viúva Negra, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate, Visão, Máquina de Combate e o estreante Pantera Negra – participarão do filme e se dividirão entre as duas facções. Guerra Civil também servirá de “abre-alas” para Vingadores – Guerra Infinita Parte 1 e Parte 2, que estreiam em 2018 e 2019, respectivamente.
Captain America – Civil War tem direção dos irmãos Joe e Anthony Russo e roteiro de Christopher Markus e Stephen McFeely. O elenco tem Chris Evans (Steve Rogers/Capitão América), Robert Downey Jr.(Tony Stark/ Homem de Ferro), Scarlett Johansson (Natasha Romanoff/ Viúva Negra), Sebastian Stan (Bucky Barnes/Soldado Invernal), Anthony Mackie (Sam Wilson/Falcão), Frank Grillo (Brock Rumlow/ Ossos Cruzados), Daniel Brühl (Barão Zemo), Emily VanCamp (Sharon Carter/ Agente 13), Jeremy Renner (Clint Barton/ Gavião Arqueiro), Elizabeth Olsen (Wanda Maximoff/ Feiticeira Escarlate), Paul Bettany (Visão), Paul Rudd (Scott Lang/ Homem-Formiga), Don Cheadle(Coronel Jim Rhodes/ Máquina de Combate), Chadwick Boseman (T’Challa/ Pantera Negra), Martin Freeman (papel não-revelado), com participação especial de Tom Holland (Peter Parker/ Homem-Aranha) e Hayley Atwell (Peggy Carter). O longametragem será parte da Fase 3 do Universo Marvel nos Cinemas, que deve culminar em Os Vingadores 3 e 4, em 2018 e 2019. As filmagens já iniciaram em Atlanta, no Estado da Georgia, nos EUA e a estreia será em 06 de maio de 2016.
O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.