captain marvel fan art posterO painel da Marvel Comics/ Marvel Studios na San Diego Comic Con não foi bombástico como o da DC Comics/ DC Films, que trouxe várias novidades; mas trouxe o suficiente de informações para ser muito interessante, com trailers de Vingadores – Guerra Infinita, e Thor – Ragnarok, posters, e mais. Uma das grandes novidades foram sobre Capitã Marvel: o filme se passará na década de 1990 e trará a Guerra Kree-Skrull, trazendo finalmente a estreia destes últimos aliens no Universo Cinematográfico da Marvel.

O próprio Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, falou sobre as novidades. Capitã Marvel será um filme de origem e terá Nick Fury como coprotagonista. Aparentemente, a militar Carol Danvers terminará indo ao espaço e se situará no meio da Guerra Kree-Skrull. Obviamente, o longa terá que explicar porque nunca ouvimos falar da heroína nos outros filmes, já que a cronologia do Marvel Studios segue o tempo real, tendo o grosso de suas ações situadas entre 2008 (quando Tony Stark se torna o Homem de Ferro) passando por 2012 (quando o Capitão América é reencontrado e os Vingadores são fundados) até 2016 (com a Guerra Civil) e o ataque de Thanos em 2018 (Vingadores – Guerra Infinita).

Kree-Skrull_War_Starring_the_Avengers_Vol_1_2Para quem não conhece, a Guerra Kree-Skrull é uma das mais clássicas aventuras dos Vingadores e eleita pelo HQRock como a melhor HQ do grupo. Na trama, os Vingadores descobrem as raças alienígenas Kree e Skrull travam uma batalha milenar e que a Terra se encontra em uma posição geográfica privilegiada entre os dois impérios. O grupo se une ao Capitão Marvel (um Kree) para impedir que o nosso planeta seja prejudicado e se envolvem em um evento de dimensões cósmicas.

avengers 89 coverO Capitão Marvel, um personagem dos anos 1960 e 1970, foi membro reserva do Vingadores e é o responsável por Carol Danvers ganhar seus poderes (em uma história de 1977): por meio de uma explosão, ela teve parte de seu DNA fundido ao do Kree, lhe dando enormes habilidades, como superforça, invulnerabilidade, capacidade de vôo e de absorver e projetar energia. Danvers assumiu o nome de Miss Marvel e o Capitão Marvel terminou morrendo em uma HQ especial de 1980. Danvers adotou a alcunha de Capitã Marvel nas HQs há apenas alguns anos atrás.

No cinema, não é impossível que o personagem Kree, Mar-Vell (o Capitão Marvel dos quadrinhos) seja um coadjuvante no filme de Carol Danvers e, muito possivelmente, a ponte que a ligará à Guerra Kree-Skrull e, tal qual nas histórias originais, o responsável por ela ganhar seus poderes.

Nos filmes, os Krees já apareceram em Guardiões da Galáxia (assim como na série de TV Agents of SHIELD), mas os Skrulls nunca. Todos pensavam que esta raça seria a que apareceria em Os Vingadores, mas terminaram sendo os Chitauri. Isso ocorreu porque os Skrulls são parte do pacote de personagens pertencentes ao universo do Quarteto Fantástico, que é propriedade de uso para o cinema da 20th Century Fox e não do Marvel Studios. Contudo, aparentemente, os aliens estão na mesma categoria dúbia de personagens como Mercúrio e Feiticeira Escarlate, que podem ser usados tanto por um estúdio quanto por outro.