wonder woman movie diana uping stairsSegundo a revista Variety, a Warner Bros. está preparando uma intensa campanha de marketing para que Mulher-Maravilha seja indicado nas principais categorias do Oscar. Apesar da grande qualidade de alguns filmes, dos criativos diretores e escritores envolvidos e da performance de alguns dos melhores atores em atividade, os filmes de super-heróis são quase sempre ignorados pela maior premiação de cinema dos Estados Unidos, especialmente nas principais categorias.

Usualmente indicados em categorias técnicas – especialmente de Efeitos Visuais e Edição ou Mixagem de Som – os filmes de super-heróis são tão ignorados que nem estes prêmios são capazes de levar. Aparentemente, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood, que premia o Oscar, tem medo de associar seu “valioso” prêmio com produções populares, o que leva a equívocos históricos soberbos, como a ausência de prêmios para cineastas brilhantes do passado, como Alfred Hitchcock, ou do presente, como Christopher Nolan, que jamais levaram nenhum Oscar. Um nome da envergadura de Charles Chaplin, por exemplo, ganhou apenas duas estatuetas, uma delas como homenagem de “conjunto de obra”, quando o cineasta já estava aposentado há quase uma década.

Da safra recente, apesar de Batman Begins ter ganho o Oscar de Melhor Fotografia, o único filme de super-herói que ganhou uma estatueta em uma das categorias principais foi Batman – O Cavaleiro das Trevas, como o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante para o então falecido Heath Legder, em 2008, por seu papel como o Coringa. Na atualidade, apesar de nomes premiados como Scarlet Johannsen e Robert Downey Jr. serem protagonistas de produções do tipo, jamais foram indicados nos filmes de super-heróis.

Será que com o grande sucesso e a ótima recepção de público e crítica, Mulher-Maravilha irá começar a mudar esse cenário?