Todos ficaram surpresos alguns meses atrás quando foi noticiado que a dupla Phil Lord e Chris Miller estava sendo demitida de Solo – Uma História de Star Wars, filme sobre a juventude de Han Solo, e que seria substituída pelo veterano Ron Howard (de O Código Da Vinci). Porém, todos imaginaram na época que o novo diretor viria “consertar” o que a presidência da LucasFilm, na figura de Kathleen Kennedy, julgou um trabalho totalmente inadequado dos diretores originais. Mas segundo o que está sendo reportado pelo podcast The Resistence Broadcast e pelo Comic Book Movie, Ron Howard refez o filme inteiro e, assim, não veremos praticamente nada do material de Lord e Miller.

Isto, com certeza, é feito sem precedentes. O cronograma de refilmagens de Howard foi extenso e intenso e gerou até a substituição de alguns atores em papeis importantes. Desse modo, provavelmente, o que sobrar de material de Lord e Miller na versão final será apenas gravações de Segunda Unidade (cenas intermediárias de transição, sem participação do elenco principal) e tomadas de efeitos especiais.

Com certeza é uma situação bem diferente da DC Comics com Liga da Justiça, na qual o diretor Zack Snyder se afastou por motivos pessoais e as refilmagens foram comandadas por Joss Whedon também em cronograma extenso, mas será Snyder quem manterá o crédito de diretor, enquanto (que se saiba) Whedon será creditado apenas como roteirista.

Talvez, a saída da LucasFilm seja melhor para a empresa – e provavelmente para o produto final. Howard já demonstrou diversas vezes ser capaz de realizar filmes de apelo popular e que também sejam interessantes à análise profunda, mesmo que não sejam obras primas.

A LucasFilm também tem o precedente recente de Rogue One, que teve problemas de produção, provavelmente na figura do diretor Gareth Edward, e que também gerou um extenso processo de refilmagens que, dizem os rumores, resultou em 60% do longametragem ser refeito; mas resultou em um filme melhor. Um dos melhores da safra recente da saga.

Teremos que aguardar o resultado nos cinemas para avaliar o resultado.