Foi divulgado três dias atrás o primeiro trailer de Solo – Uma História Star Wars, e hoje, veio a interessante notícia de o ator Harrison Ford, que viveu Han Solo nos filmes originais da franquia, prestou um tipo de assessoria ao longa que retrata a juventude de seu personagem.

Segundo entrevistas concedidas à Entertainment Weekly, a presidenta da LucasFilm, Kathleen Kennedy disse que Ford ajudou tanto o diretor Ron Howard quanto o ator Alden Ehrenreich a construir o personagem e entendê-lo.

O que (Ford) fez por Alden foi tão bonito, conversando muito sobre o que ele lembrava quando leu [o roteiro de] Star Wars, e o que George [Lucas, criador da saga] tinha feito com Han. Quem o personagem era e que conversas ele teve por tantos anos com George sobre como o personagem se desenvolveu. Ele deu a Alden o tipo de insight que é incalculável. Houve muitas vezes ao longo da feitura do filme onde Alden na verdade recontava algumas das coisas que Harrison tinha apontado para ele. Acho que foi muito, muito bom para ele.

HS-353488_RO diretor Ron Howard também teve suas conversas com Ford, dizendo:

Harrison é um ator muito pensativo e um artista. E eu queria saber o que ele aprendeu sobre o personagem. Ele disse que Han sempre girou em torno do senso de que ele era, de algum modo, um órfão, e por isso, tanto teve que lutar para ter conexões com as pessoas quanto lutou contra isso ao mesmo tempo. Achei que era uma coisa muito interessante.

star wars han solo with gun
Harrison Ford como Han Solo, no filme de 1977.

Harrison Ford viveu Han Solo em quatro filmes de Star Wars, começando com o personagem adulto e maduro em Uma Nova Esperança (1977), e seguindo seu desenvolvimento por O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi (1983); até retomá-lo em uma versão idosa em O Despertar da Força (2015).

Star-Wars luke leia and han
O trio de protagonistas: Luke Skywalker, Leia Morgana e Han Solo.

No primeiro filme, Han Solo é um contrabandista que tem a cabeça à prêmio pelo gangster Jabba, the Hut, por causa de uma dívida, e casualmente encontra os fugitivos Luke Skywalker e seu mestre Jedi, Obi-Wan Kenobi, na cantina de Mos Eisley, no planeta Tatooine, fretando transporte para eles na sua nave, a Millenium Falcon, a mais rápida da galáxia. Cético e niilista no início, Solo vai “amolecendo” inspirado pela bravura destemida de Luke e a liderança da Princesa Leia Organa, por quem se apaixona, na medida em que estão engajados ao lado da Aliança Rebelde contra o Império. Após decidir ir embora com seu pagamento, Solo retorna à batalha final e ajuda Luke, que destrói a mortífera Estrela da Morte.

Star-Wars-VII official han solo and chewie
A velha geração em O Despertar da Força.

Nos filmes seguintes, Solo ainda tenta se desvencilhar da luta dos Rebeldes, mas não consegue, se tornando o General Solo no terceiro filme. Com o fim da guerra e a vitória dos Rebeldes, Solo e Leia ficam juntos. O Desperta da Força os encontra 30 anos depois, com Solo separado de Leia, com quem teve um filho, Ben Solo, que se tornou o vilão Kylo Ren ao cair para o Lado Negro da Força dos Jedi após a tentativa frustrada de Luke Skywalker treiná-lo. No fim, de modo a provar sua vilania, Kylo Ren mata o próprio pai.

HS-278678_R
Chewbacca, Tobias Beckett e Han Solo.

Solo irá explorar a juventude do contrabandista e se passa muitos anos antes de Uma Nova Esperança. Não se sabe muito sobre a trama, apenas que deve ser um “filme de assalto” e mostrará a interação do protagonista com personagens essenciais ao seu futuro, como o copiloto e melhor amigo Chewbacca e o também fora da lei, Lando Calrissian; além do fato de que ele ainda não é niilista que se tornará, mas alguém ainda com algo de idealismo.

A produção foi problemática, com a dupla de diretores Phil Lord e Chris Miller demita no meio das filmagens por Kathleen Kennedy e o veterano Ron Howard chamado às pressas para substituí-los, no que parece ter refeito mais de 70% do material final! A estreia está prevista para 24 de maio.