david-bowie-statue-andrew-sinclair-sculpture-itsnicethatNo domingo, o cantor e compositor David Bowie, falecido aos 69 anos em 2016, ganhou uma grande homenagem: uma belíssima estátua de bronze posicionada em Aylesbury, em Buckinghamshire, na parte sudeste da região metropolitana de Londres. Mas segundo a BBC, a obra de arte foi vandalizada apenas 48 horas depois de inaugurada.

A estátua de autoria de Andrew Sinclair traz um David Bowie em tamanho natural, mais ou menos como ele era em 2002, rindo e observando várias de suas outras personas, que são dispostas à direita por meio da superposição de rostos e uma versão de Ziggy Stardust, a mais famosas dessas identidades, salta com o microfone na mão, também em tamanho natural. Uma placa com os discos de ouro do artista completa a peça à esquerda. Um sistema de som toca uma faixa do cantor de modo aleatório a cada hora.

david bowie statue vandalizedPorém, 48 horas após a inauguração da estátua, no domingo passado, 25 de março, um homem ainda não identificado pichou a peça com os dizeres “RIP DB” (Descanse em Paz, David Bowie) e “Alimentem os pobres primeiro” na base da obra.

bowie-statue-vandalised-1522144295O ato revoltou moradores da região, que entrevistados pela BBC, apontaram a agressão como “desnecessária” e “sem sentido”. O promotor musical David Stopps, o responsável pela obra, garantiu que limparia a obra em apenas um dia e isso foi feito ontem mesmo.

A obra, batizada de Earthly Messeger (Mensageiro da Terra), foi financiada por meio de crowdfunding, que arrecadou 100 mil libras para custeá-la.

David Bowie fez seu primeiro show incorporando a persona de Ziggy Stardust há poucos metros de onde a estátua está localizada, na sala de concertos de Friars Park, e também estreou várias das turnês de promoção de seus álbuns lá.

david bowie 2015 close
David Bowie.

David Bowie nasceu em Brixton, em Londres, em 1947, e começou a carreira no circuito de R&B da cidade, em 1964, embora sem sucesso. Conseguiu seu primeiro hit em 1969, com o single Space Oddity, o que o tornou um artista cult na Inglaterra. Seus álbuns seguintes (The Man Who Sold the World, 1970; Hunky Dory, 1971) foram bem sucedidos, mas ele se tornou uma grande sensação e um enorme sucesso a partir do momento em que assumiu a “identidade” de Ziggy Stardust, um cantor com roupas coloridas exuberantes e muita maquiagem. O álbum The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars, de 1972, é o ponto alto de sua carreira e narra a trajetória do personagem: um alien de Marte que cai na Terra e vira uma estrela do rock.

david-bowie-ziggy-stardust-02
O performático David Bowie em ação encarnando Ziggy Stardust.

Bowie virou o artista sensação da Inglaterra nos anos de 1972 a 74, o que fez com que seus álbuns anteriores àquele primeiro ano voltassem às paradas de sucesso e emplacassem velhos singles e hits no rádio. Ziggy continuou nos discos Alladim Sane e Pin Ups (ambos de 1973) e mantiveram o sucesso, mas Bowie “matou” o personagem em um concerto e foi para os Estados Unidos gravar seu álbum seguinte: Young Americans (1975), na qual assume outra identidade, o Thin White Duke e uma sonoridade mais voltada ao soul.

davidbowie heroes cover 1977A carreira continuou em alta e em 1977 já estava em outra fase – chamada de Berlim pelos fãs – na qual se mudou para a capital da Alemanha e produziu discos de música mais melancólica e flertando com o eletrônico, da qual a faixa Heroes é o produto mais conhecido. Em 1980, já mudava-se para outra sonoridade com o álbum Ashes to Ashes, que fez muito sucesso, e extrapolou seus próprios recordes com Let’s Dance, de 1983, na qual assume uma sonoridade dançante e mais pop, com influências da black music, e a fase de maior sucesso de sua carreira.

david-bowie 2007
Bowie nos anos 2000.

Do fim dos anos 1980 em diante, Bowie voltou a ser apenas uma figura cult, mas seu legado – que inclui também seus papeis no cinema – como um artista de forte senso estético e muita ousadia, o tornou um dos mais importantes compositores do século XX. Ele morreu aos 69 anos de idade, em 2016, vítima de um câncer, poucos dias depois de lançar o álbum Black Star, que virou um grande sucesso e é bastante incomum.