Segundo o That Hashtag Show, uma chamada de elenco para Star Wars – Episódio IX pode ter revelado a estreia de uma famosa personagem do Universo Expandido da saga.

O site diz que a chamada de elenco solicita uma mulher entre 40 e 50 anos para uma personagem chamada Mara. Seria uma alusão a Mara Jade?

No Universo Expandido, Mara Jade surgiu no primeiro livro da Trilogia de Thrawn, do autor Thimoty Zahn, O Herdeiro do Império, como uma mercenária sensitiva à Força, mas sem o treinamento Jedi. No livro, ela era uma agente do Imperador Palpatine com a missão de matar Luke Skywalker, mas que não conseguira cumprir antes da morte dele e da queda do Império.

Inicialmente inimiga de Luke, em obras seguintes, Mara Jade terminou se apaixonando por ele, que possibilitou que ela tivesse treinamento Jedi na nova Academia e os dois casaram e tiveram um filho, Ben Skywalker.

Rapidamente, Mara Jade se tornou a mais querida das personagens novas do Universo Expandido (que unia romances, HQs, jogos etc.). Porém, com o lançamento da nova trilogia de filmes, que teve O Despertar Força e Os Últimos Jedi, a Lucasfilm estabeleceu que o Universo Expandido não é mais canônico, abrigado dentro do selo Legends.

Porém, a popularidade de Mara Jade pode colocá-la dentro do novo cânone de Star Wars. Afinal, nos filmes não é dito nada que afirme ou negue a existência dela. O diretor do Episódio IX, J.J. Adams poderia sem esforço criar uma história do passado de Luke Skywalker que a incluísse, acrescentando detalhes àquilo já mostrado em Os Últimos Jedi e explicando mais ainda porque o antigo Mestre Jedi se tornou uma figura tão reclusa.