Iron_Man_movie
A Mark III usada em Homem de Ferro, de 2008.

O IndieWire noticiou (e a People também) que a armadura do Homem de Ferro usada por Robert Downey Jr. no primeiro filme, em 2008, foi roubada de um armazém de estocagem de peças e cenários de cinema. Os funcionários do lugar deram por falta do item e supõem que ele desapareceu entre fevereiro e abril deste ano. A polícia de Los Angeles está investigando o caso.

O armazém fica na Weird Street, na região de Pacoima em Los Angeles.

Iron Man - 2008
A armadura cenográfica no filme.

As coisas guardadas no armazém têm bastante valor e ele tem bastante segurança. A armadura – peças da cabeça, tórax, braços e pernas – é a Mark III, a terceira que Tony Stark usa no filme e a primeira a ser nas cores vermelho e dourado. Na trama, antes de criar esta versão, Stark usa a versão inicial (Mark I) feita a partir de sucata; e depois cria a Mark II que é totalmente prateada; mas como tem problemas de esfriamento e esquentamento, termina mudando o material do qual ela feita e lhe dando as cores pelas quais o Homem de Ferro ficará famoso. A armadura cinegráfica é avaliada em US$ 325 mil! Embora exista a pequena possibilidade do artefato apenas ter sido mudado de lugar e não ter sido encontrado, a polícia está tratando o caso como roubo.

Uma curiosidade importante é que a Mark III foi a única armadura do Homem de Ferro inteiramente construída para os filmes. Durante a produção, o diretor Jon Favreau percebeu que a mobilidade de Robert Downey Jr. era muito limitada pela pesada vestimenta de látex e fibra de vidro, então, começaram a substituir a maior parte da roupa por imagens digitais. A partir de então, o ator usaria apenas partes da armadura (geralmente, o capacete e o tronco) enquanto o restante era criado digitalmente na pós-produção. Em Homem de Ferro 3, por exemplo, foram criados manequins imóveis da armadura apenas como tomadas de referência para medir como a luz incide sobre a superfície. Em Vingadores – Guerra Infinita, a armadura do herói é totalmente digital à exceção do capacete.