gunsnroses appetite for destruction super deluxe
O material da Super Deluxe versão de Appetite For Destruction.

Dias atrás a banda norteamericana Guns’N’Roses anunciou o lançamento em uma versão Super Deluxe de seu primeiro álbum, Appetite For Destruction, de 1987, considerado seu melhor trabalho e um clássico do rock dos anos 1980. O lançamento vem em uma caixa com 4 CDs e/ou LPs (dependendo da versão) e um quinto disco em Blu-ray, mais um livro com 96 páginas. Entretanto, o material exclui uma das faixas: One in a million, cuja polêmica letra racista e cheia de preconceitos sempre gerou mal-estar dentro e fora da banda. Segundo a maioria dos canais de imprensa, a faixa foi retirada a pedido do próprio guitarrista Slash.

guns-n-roses classical
O Guns’N’Roses no início.

Em On in a million, a letra do vocalista Axl Rose diz versos como “policiais e crioulos saiam do meu caminho/ Não quero comprar nenhuma de suas correntes de ouro hoje” (crioulo em inglês, nigger, é um termo extremamente ofensivo); “Imigrantes e bichas não fazem sentido para mim”; acusando os imigrantes de trazerem suas religiões “estranhas” para o país e formar “um mini-Irã”.

O guitarrista Slash, porém, tem raízes afrodescendentes, pois sua mãe, Ola Hudson (uma conhecida fashionista que morreu em 2009) era negra; o que sempre o fez ter resistência a esta canção. Dizem que na época das gravações, insistiu bastante que ela não entrasse no material do grupo, mas Axl Rose foi irredutível.

GunsnRoses Appetite for Destruction original album cover 1987
A capa original de Appetite For Destruction foi censurada pelos lojistas dos EUA…

Aqueles que conhecem a obra do Guns’N’Roses já devem ter percebido que One in a million não está em Appetite For Destruction, e é aí que está a graça: o lançamento Super Deluxe inclui não apenas o álbum de estreia, mas também o EP G’N’R Lies, lançado originalmente em 1988 e que traz a citada faixa.

Os Guns’N’Roses se formaram em Los Angeles em 1985 a partir da junção de membros de duas outras bandas, a Hollywood Roses e L.A. Guns, consolidando rapidamente a formação original com Axl Rose (vocais), Slash (guitarra solo), Izzy Stradlin (guitarra base), Duff McKagan (baixo) e Steve Adler (bateria). Praticamente todos compunham e enquanto faziam o circuito de apresentações em clubes de LA, montaram um extenso repertório que desde o início já trazia a maior parte das faixas pelas quais ficariam conhecidos. A banda estreou em disco em dezembro de 1986 com um EP de quatro faixas chamado Live ?!*@ Like a Suicide. O disquinho teve apenas 10 mil cópias prensadas e foi lançado apenas em vinil e K7 (numa época em que o CD já começava dominar o mercado) e foi gravado em um estúdio em Hollywood, apesar de ser acrescentada a gravação de uma plateia (tirada de um festival de música do Texas, dos anos 1970) para dar a impressão de ter sido feito ao vivo.

GunsnRoses Appetite for Destruction album cover 1987
… então, ganhou sua versão mais conhecida.

O primeiro álbum completo da banda foi o Appetite For Destruction, lançado em 1987, que trouxe faixas explosivas, como Welcome to the Jangle, Sweet Child O’Mine, Paradise City e Mr. Brownstone, e fez muito sucesso: até hoje ainda é o álbum de estreia mais vendido na história dos EUA.

Como o grupo já tinha deixado várias canções de fora do álbum, decidiram lançar um novo EP em 1988, G’N’R Lies, que trouxe 8 faixas em cada lado. Embora fosse outro EP sempre foi tratado pela banda e pela gravadora como se fosse um novo “álbum”. O Lado A era exatamente um relançamento do Live ?!*@ Like a Suicide (pela primeira vez em CD e para o grande público), enquanto o Lado B eram quatro novas canções acústicas, como Patience e I used to love her.

A versão Super Deluxe de Appetite For Destruction, chamada oficialmente de Appetite For Destruction: Locket’N’Load Edition, virá em uma caixa de madeira maciça revestida por um tecido imitando couro e uma cruz em alto relevo e pintada à mão, trazendo os citados 4 CDs, 1 Blu-ray e o livro de 96 páginas, além de inúmeras fotos e cartões inéditos da banda. Também haverá uma versão “mais simples”, a Deluxe, com 2 CDs e 2 LPs de extras e o álbum propriamente dito em outro CD remasterizado, além de cartões de download oficial e streaming.

Além do álbum em si, os CDs extras trarão: o CD 2 com uma coleção chamada B-Sides’N’More (com o G’N’R Lies à exceção de One in a million e mais faixas de Lado B e algumas gravações ao vivo de verdade); o CD 3 chamado The Sound City Sessions, uma versão do álbum gravada em sessões no lendário Sound City Studios; o CD 4 chamado The Sound City Sessions’N’More, com mais sessões nesse estúdio, com outras versões das faixas e alguns covers e inéditas; e por fim, o Blu-ray que traz o álbum em si em áudio de altíssima resolução e as principais faixas dos extras, mais os videoclipes da época.

O lançamento será em 29 de junho pela Warner Records.