Em entrevista à Empire Magazine, o presidente do Marvel Studios, Kevin Feige, finalmente batizou oficialmente a história que permeia os 22 filmes lançados desde 2008 até Vingadores – Ultimato. O nome dessa megatrama é A Saga do Infinito.

Claro, esse nome irá passar a nomear artigos, resenhas e as vindouras coleções em vídeo doméstico dos 22 primeiros filmes do Marvel Studios.

É interessante notar, contudo, que não há qualquer menção às Joias do Infinito em Homem de Ferro (2008) nem nos outros primeiros filmes do Marvel Studios. Mesmo em Thor (2011), embora a Manopla do Infinito apareça por meio segundo no fundo de uma cena (quase invisível ao espectador comum), não há qualquer menção aos artefatos cósmicos ultrapoderosos.

A primeira Joia do Infinito aparece na cena pós-créditos de Thor, apenas como um bônus para a aparição em toda a glória em Capitão América – O Primeiro Vingador (2011), com o Tesseract. Em Os Vingadores (2012) o Tessearct está de volta, aparece a Joia do Cetro de Loki, mas ela não é nomeada em nenhum momento. Mas é neste filme que Thanos aparece pela primeira vez. Este filme encerra a Fase 1.

Apesar de Thor – O Mundo Sombrio trazer o Éter (que é a Joia da Realidade, mas isso também não é dito no filme), A Saga do Infinito só começa a se amarrar mesmo em Vingadores – Era de Ultron (2014), quando é revelado que a Joia do Cetro de Loki é a Joia da Mente e Thor se questiona porque as Joias do Infinito estão aparecendo depois de tantos milênios. É o fim da Fase 2.

Daí para frente (ou seja, seis anos após o início da saga) é que as coisas começam a ser mais explícitas, com a Joia do Poder sendo disputada entre Thanos, Ronan e os heróis de Guardiões da Galáxia (2014), Doutor Estranho (2016) revelando que o Olho de Agamotto é a Joia do Tempo e Thor – Ragnarok (2017) mostrando o deus do trovão voltando a Asgard depois de dois anos de busca infrutífera pelas Joias do Infinito.

Thanos finalmente reúne todas as seis Joias do Infinito em Vingadores – Guerra Infinita (2018) e o resultado todos já sabem.

Agora, cabe aos heróis procurarem um modo de derrotar o vilão e restituir a paz no universo no capítulo final, Vingadores – Ultimato.

Finda a Fase 3, Homem-Aranha – Longe Demais de Casa dá início à Fase 4, que promete ser cheia de surpresas, com Pantera Negra 2, Doutor Estranho 2 e novidades como Viúva Negra e Os Eternos, todos dando início a uma nova megassaga.