O site Making Star Wars, um dos mais confiáveis quando se trata da saga espacial criada por George Lucas, trouxe algumas informações sobre os misteriosos Cavaleiros de Ren em Star Wars – A Ascensão Skywalker, filme que promete dar um fim às três trilogias da saga.

Os Cavaleiros de Ren são uma tropa de elite vilanesca da qual o vilão Kylo Ren tira seu nome e aparecem muitíssimo brevemente num flashback em O Despertar da Força, primeiro filme da nova trilogia.

Presumivelmente, aquele cujo nome real é Ben Solo seria o líder desse grupo, que estaria ligado à Primeira Ordem e, mais ainda, ao Supremo Líder Snoke.

Depois de terem sido solenemente ignorados em Os Últimos Jedi, os Cavaleiros de Ren retornam em A Ascensão Skywalker e devem ter uma participação importante. Os rumores indicam que essa trupe pode inclusive ser os grandes oponentes do longa. Talvez até contra seu próprio (ex?) Líder.

Mas o que eles são?

Algumas dicas foram apresentadas pelo MSW. Em primeiro lugar, o sexteto (isso, são seis fora Kylo Ren) não é formado por Jedi/ Sith. O maior indicativo disso é que nenhum deles usa um sabre de luz: embora todos usem capuzes, máscaras e capas escuras, cada qual tem uma arma distinta, entre lanças, adagas, machados e até o que parece uma bazuca.

Isso parece sugerir que os tais cavaleiros são algum tipo de time mercenário e devem ter ocupado o papel de uma tropa de elite da Primeira Ordem, cuja linha padrão repete a estrutura do Império, com generais e stormtroopers.

Outra informação apresentada pelo site é que os Cavaleiros de Ren gravaram várias cenas nas locações na Jordânia, que dublam um planeta desértico, que pode ser o velho Tatooine ou o novo Jakku. O primeiro era a terra de Luke Skywalker e de seu pai, Anakin Skywalker, que se tornou o vilanesco Darth Vader, que se transformou num tipo de ídolo se seu neto, Ben Solo, filho de Leia Organa (irmã gêmea de Luke) com Han Solo. O segundo, o planeta de Rey, a heroína da nova trilogia.

Tendo em vista que Skywalker irá encerrar a saga, e a tendência celebrativa e autoreferente do diretor J.J. Abrams (que dirigiu O Despertar da Força, mas não Os Últimos Jedi), eu apostaria em Tatooine. Ganha força a aposta por causa de uma nave que aparece no trailer, em que estão os outros heróis, Finn, Poe, Chewbacca e C3PO, e que se assemelha demais a outra que aparece em O Retorno de Jedi, quando Jabba The Hutt pretende sacrificar Luke e seus amigos naquele planeta.

Então, o que os heróis e os Cavaleiros de Ren irão fazer (buscar?) em Tatooine?

E não é só isso! O Making Star Wars também garante que Billy Dee Williams, que retorna ao papel de Lando Calrissian, gravou cenas no cenário da Jordânia nos estúdios de Pinewood, o que pode indicar que o velho trapaceiro irá se encontrar com os Cavaleiros de Ren!

O mistério continuará, pois a LucasFilm vem se destacando na arte de manter segredo de seus filmes. Mas aos poucos, essas pistas vão montando partes importantes do quebra-cabeças do Episódio IX.