Este ano o Led Zeppelin está comemorando 50 anos do lançamento de seus dois primeiros álbuns e para marcar a data, a banda ganhará um documentário biográfico, o primeiro no qual os próprios músicos contam a sua história.

Ainda sem título definido, a obra já está em pós-produção e é dirigida por Bernard MacMahon, que fez American Epic sobre a cena musical dos EUA na década de 1920.

Segundo o release oficial, os três membros vivos da banda – Robert Plant (vocais), Jimmy Page (guitarras) e John Paul Jones (baixo) – realizaram novas entrevistas com o diretor e foram resgatadas entrevistas raras ou inéditas do baterista John Bonham, que morreu de uma overdose de álcool em 1980, no episódio que pôs fim ao grupo. Filmagens e fotografias inéditas da banda em ação também estarão no material.

O filme acompanhará a jornada dos quatro músicos ao longo da cena musical britânica dos anos 1960 – todos eles gravaram discos e se apresentaram em clubes antes de ficarem famosos – até fundarem o Led Zeppelin no verão de 1968, culminando com o lançamento do primeiro álbum no início de 1969.

Led Zeppelin: material inédito no ano que vem.

O Led Zeppelin foi uma das mais famosas e influentes bandas de rock dos anos 1970 e legou um catálogo musical incrível até o fim, em 1980. Desde então, o conjunto se reuniu apenas um punhado de vezes, em ocasiões especiais. A mais recente – e que provavelmente será a última – foi num único concerto especial no O2 Arena, em Londres, em 2007.