O ex-membro dos Beatles, John Lennon ganhará uma exposição fotográfica em São Paulo. A mostra ocupará o Museu da Imagem e do Som (MIS) e será formada pelas clássicas imagens captadas por Bob Gruen nos anos em que o músico viveu em Nova York, entre 1971 e 1980.

A icônica fotografia de Lennon por Gruen.

John Lennon nasceu em Liverpool, na Inglaterra, e ficou famoso a partir de 1962, com a estreia dos Beatles, que se tornou a mais importante e influente banda de rock de todos os tempos. Lennon era o motor criativo da banda, ao lado de Paul McCartney, e o conjunto se separou em 1970, com cada um deles seguindo carreiras solo de sucesso.

Vários cliques de Lennon por Gruen em 1972.

Fugindo da perseguição insistente da imprensa, Lennon se mudou para Nova York, nos EUA, de onde ficou impedido de sair, pois o Governo do presidente conservador Richard Nixon tentou deportá-lo, com medo de seu poder de mobilização entre a juventude e seu envolvimento com a esquerda radical, o movimento negro e feminista. Foram anos de batalha judicial, mas Lennon ganhou seu Green Card em 1976, dois anos após Nixon ser afastado por um processo de impeachment, justamente por perseguir opositores.

Lennon conheceu Bob Gruen logo que se mudou para Nova York e os dois firmaram uma parceria, com o artista sendo o principal fotógrafo do ex-Beatles pelo resto da carreira. Tanto que são de Gruen as imagens que compuseram várias capas de álbuns de Lennon, como Walls and Bridges (1974), o ao vivo Live in New York City (1972), o box set Working Class Hero e a coletânea Power to The People. Também são deles imagens icônicas de Lennon com uma camiseta da cidade de Nova York e ao lado de músicos como Mick Jagger e Elton John.

Bob Gruen se tornou um dos maiores fotógrafos da história do rock, clicando Sex Pistols, The Clash, Ramones, Patti Smith Group, Blondie, Led Zeppelin, The Who, David BowieTina Turner, Elton John, Aerosmith, Kiss e Alice Cooper, como diz o release da exposição. Nós anos mais recentes, ele cobriu turnês de Green Day, Iggy Pop, Ozzy Osbourne e AC/DC.

Sua parceira com Lennon rendeu um livro que tem o mesmo nome da exposição: John Lennon in New York City by Bob Gruen.

Capa do livro de Gruen.

A exposição John Lennon em Nova York por Bob Gruen ficará no MIS de 13 de março a 07 de junho de 2020. Os ingressos custarão R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). O Museu da Imagem e do Som fica na Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo.

Lennon há poucos dias de ser assassinado em 1980, em foto de Gruen.

John Lennon foi assassinado por um fã com distúrbios mentais em 08 de dezembro de 1980, na porta de seu apartamento. O ano de 2020 marca os 80 anos de nascimento do músico e 40 anos de seu desaparecimento e a exposição é parte das celebrações de seu legado.

Uma variante da imagem que terminou na capa do álbum Live at New York City.