A crise do mercado cinematográfico se aprofunda mais ainda em decorrência da pandemia global de Covid-19. Após as notícias recentes de adiamento de Viúva Negra e 007 – Sem Tempo para Morrer para 2021, e o consequente fechamento (temporário até o ano que vem?) da rede de cinemas Cineworld, com unidades no Reino Unido, Irlanda e Estados Unidos, até o ano que vem; agora, mais más notícias chegam. Segundo o The Hollywood Reporter, The Batman foi adiado para 2022, enquanto os outros filmes da DC Comics também são todos afetados, com The Flash adiado alguns meses ainda em 2022; Shazam – Fury of the Gods ficando para 2023; e Black Adam/ Adão Negro saiu da agenda de lançamento e está sem data nenhuma.

Quanto a The Batman, havia a esperança do longa manter sua nova data de lançamento já alterada anteriormente pela pandemia. Originalmente, o novo filme do cavaleiro das trevas, estrelado por Robert Pattinson, que já ganhou seu primeiro trailer, sairia em 25 de junho de 2021, mas com a paralisação das filmagens em março deste ano por causa do coronavírus, a estreia foi alterada para 01 de outubro de 2021. Contudo, ao retornar às gravações no fim de agosto passado, as filmagens tiveram que ser suspensas de novo porque o próprio Pattinson foi diagnosticado com Covid e os trabalhos só foram retomados em 17 de setembro. Aparentemente, a produção prevê mais problemas à frente e, por isso, decidiu-se adiar logo a estreia para uma data mais avançada: 04 de março de 2022.

The Flash nem iniciou suas filmagens, mas as notícias recentes de elenco – que incluem duas versões do Batman (Michael Keaton, retomando o papel que viveu nos anos 1990; e Ben Affleck, que o viveu mais recentemente nos filmes do DCU; pois a trama lida com realidades alternativas e viagens no tempo) – indicam que a Warner espera iniciar os trabalhos em breve. Ou pelo menos esperava. Até então, o longa a ser estrelado por Ezra Miller estava previsto para 01 de julho de 2022, mas foi adiado quatro meses para 04 de novembro de 2022.

Shazam – The Fury of the Gods, a sequência das aventuras do mortal mais poderoso do planeta, foi adiado em quase um ano inteiro para 02 de junho de 2023.

Black Adam/ Adão Negro, o longa que é um derivado de Shazam, com o anti-herói do título que será vivido por Dwayne “The Rock” Johnson, que estava previsto para 21 de dezembro de 2021, simplesmente foi tirado do calendário de lançamentos e não tem mais data de estreia.

Isso não significa que o longa está cancelado, mas nunca é um bom sinal. Pode significar que Black Adam só chegará aos cinemas muito tempo depois do que pensamos, talvez, por volta de 2023 ou 2024 e, à essa distância, a Warner não quer arriscar uma data.

Por fim, a Warner/DC ainda tem programado Mulher-Maravilha 1984, cuja data de estreia ainda é prevista para 25 de dezembro deste ano. Mas essa sequência de adiamentos ainda pode significar que a continuação de aventuras da princesa amazona será adiado também. E o fato dele ser transferido para 2021 pode impactar no calendário de todos esses outros filme. Ou então, a Warner já planeja, no íntimo, pegar a data prévia de The Batman, em junho de 2021, para ser ocupado pela Diana Prince de Gal Gadot. Quem sabe?