Ontem ocorreu a premiação do Golden Globe, o Globo de Ouro, oferecido pela imprensa internacional que atua em Hollywood. O troféu é a principal antecipação do Oscar, dando o termômetro do que pode vir mais tarde nas indicações da Academia de Artes e Ciências de Hollywood. Diferente do Oscar, o Globo de Ouro premia cinema e TV e as categorias também são ligeiramente diferentes, com ênfase nos prêmios artísticos (como filme, diretor, ator e atriz) e sem as categorias mais técnicas mais associadas aos trabalhadores da indústria de cinema como o outro.

E um dos destaques da noite foi a atriz Angela Bassett ter sido premiada como Melhor Atriz Coadjuvante em Filme por Pantera Negra – Wakanda para Sempre. Infelizmente, este foi o único prêmio de uma produção do campo Geek, junto A Casa do Dragão, numa noite em que também tiveram poucas indicações para esse tipo de produto.

Bassett interpreta a Rainha Ramona, mãe de T’Challa, o Pantera Negra, que está falecido em Wakanda para Sempre em consequência à morte do ator Chadwik Boseman, vítima de um câncer. A atriz homenageou o colega em seu discurso, destacando que Pantera Negra é parte de seu legado e que o filme mostrou “ao mundo como são os líderes negros na frente e por trás das câmeras”.

Cabe destacar que a imprensa internacional premiou Evan Peters (que viveu o Mercúrio nos filmes dos X-Men na Fox e também o falso Pietro Maxmoff em WandaVision do MCU) na categoria Melhor Ator em Minissérie, Antologia ou Filme para a TV por Dahmer – Um Canibal Americano, da Netflix. Na mesma categoria, Sebastian Stan (o Bucky Barnes dos filmes do Capitão América e da série Falcão e o Soldado Invernal) estava indicado por Pam & Tommy, cinebiografia do polêmico casal de subcelebridades.

Cassian Andor e K2SO: ambíguos.

Diego Luna concorreu a Melhor Ator em Série de Drama por Andor, série da saga Star Wars, mas não levou o prêmio, que ficou com Kevin Costner, por Yellowstone. Ao lado de Bassett, Luna garantia a única indicação nobre do campo dos super-heróis, e não custa lembrar que Costner viveu Jonathan Kent, o pai terráqueo do Superman em O Homem de Aço. Na categoria de Melhor Atriz em Série de Drama venceu Zendaya, por Euphoria, e ela faz a MJ nos filmes do Homem-Aranha.

O Globo de Ouro deu mais destaque a produções mais elogiadas pela crítica em detrimento à badalação ou hype nas redes sociais, premiando por exemplo, como Melhor Série de Drama A Casa do Dragão em vez de famosinhas como The Crown ou Better Call Saul; ou Os Fabelmans de Steven Spielberg como Melhor Filme de Drama (ele também levou Melhor Diretor) em vez de Avatar – O Caminho da Água de James Cameron, Elvis de Braz Luhman ou Top Gun – Maverick, estrelado por Tom Cruise. Um detalhe é que o prêmio à Casa do Dragão vem após sua série-mãe (da qual é derivada), Games of Thrones jamais ter sido premiada no Globo de Ouro, a despeito dos elogios de público e crítica.

Mas é importante destacar que Austin Butler ganhou Melhor Ator em Filme de Drama por Elvis, tirando o prêmio que poderia ter sido de Hugh Jackman (o Wolverine dos filmes dos X-Men), por The Son.

Colin Farrell, que foi bastante elogiado por seu papel como Pinguim em The Batman, levou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical por Os Banshees de Inisherin; e concorria com o ex-007 Daniel Craig por Glass Onion – Um Mistério Knives Out e Adam Driver (o Kylo Ren de Star Wars) por Ruído Branco.