Está ocorrendo a New York Comic Con (NYCC) este fim de semana e as novidades já começaram a chegar. No painel de ontem, o Marvel Studios divulgou que irá produzir uma série de TV chamada Zodiac pela Marvel Television. Porém, além do título e do logo, as únicas informações adicionais divulgadas foram que terá o tema da espionagem e será exibida no Disney+ em 2028. Nada mais.
Claro que isso é uma porta aberta para um sem fim de especulações…
Primeiro, aos fatos… A logomarca da série traz seu título em um estilo metálico com a letra “o” trazendo o que parece uma roda com aros ou… o Reator Arc de Tony Stark? Ou é simplesmente uma mandala zodiacal (também chamada de Mapa Astral)? E sem sombra de dúvidas, a letra “a” do título traz embutida o símbolo da SHIELD, a organização secreta de espionagem e proteção do mundo no MCU.
Outro fato a considerar é o nome em si. O zodíaco é o sistema de crença que associa as constelações estrelares com o Destino das pessoas e suas personalidades, dividida em 12 símbolos ou tipos, que no Brasil costumamos chamar de signos. Cada pessoa tem um signo próprio e imutável a partir da data de nascimento, pois o sistema determina uma cosmovisão específica a partir do calendário de 12 meses e a influência das constelações e suas relações com outros astros, como o Sol, a Lua e os planetas. Os símbolos são áries, touro, gêmeos, câncer, leão, virgem, libra, escorpião, sagitário, capricórnio, aquário e peixes.
Mas o que isso tem a ver com a Marvel? A associação mais forte – e mais provável em relação à série de TV – é que nas HQs da Marvel existe um cartel criminoso chamado Zodíaco, que foi inimigo dos Vingadores e – isso também não é menos importante – de Nick Fury e a SHIELD.

Nas HQs clássicas da Marvel, tudo começa com Jacob “Jake” Fury, o irmão mais novo de Nick Fury, que cresceu à sombra do irmão mais brilhante e ficou ressentido. Enquanto Nick foi herói de guerra, virou agente da CIA e depois foi encarregado de liderar a SHIELD, Jake decidiu se tornar um espião e terrorista. Ele apareceu primeiro na história de Fury em Strange Tales 159, de agosto de 1966, com texto e arte do espetacular Jim Steranko. Quando Fury ganhou sua revista solo, Nick Fury, Agent of SHIELD, em junho de 1968, a primeira edição trouxe o confronto do agente com seu vilão mais clássico, o Scorpio, que tem acesso à poderosa Zodiac Key, um artefato místico, e o herói descobre ser ninguém menos do que seu irmão, Jake.

Essa aventura inspirou o escritor Roy Thomas, que fez com que Scorpio organizasse todo um cartel criminoso com outros vilões nomeados a partir dos signos, chamados Zodíaco, que enfrentaram os Vingadores em Avengers 72, de 1970, com arte de Sal Buscema.
O grupo continuou associado aos heróis, mas não teve tantas aparições brilhantes depois. No arco mostrando em The Defenders 46 a 50, de 1977, Scorpio terminou cometendo suicídio ao ser pegue pelo grupo de heróis que reunia Hulk, Namor, Doutor Estranho e Valquíria como seus membros principais.

Uma nova versão do Zodíaco apareceu em West Coast Avengers Annual 01, do verão de 1986, enfrentando os dois times dos Vingadores – o principal e a filial da Costa Oeste – por Steve Englehart e Mark D. Bright, o que teve um desdobramento em West Coast Avengers 26 a 28, de 1987 e 1988, por Englehart e Al Migrom, na qual se revela que o novo Zodíaco é liderado por Jacques LaPoint, assumindo a identidade de Socrpio, e tem acesso à Zodiac Key, mas os poderes do artefato trazem de volta o espírito de Jake Fury, que ocupa o corpo de LaPoint. Outra versão do vilão apareceu na graphic novel Wolverine/Nick Fury, de 1989, na qual a identidade de Scorpio é tomada por Mikel Fury, que pensa que é filho de Jake e combate o tio e o membro dos X-Men em busca de vingança até descobrir que sua mãe mentiu e que ele, na verdade, é filho de Nick Fury, o que leva o rapaz a se regenerar e virar um aliado do tio/pai.
Outras versões do Zodíaco apareceram antes de depois dessas últimas citadas, inclusive, um grupo com esse nome formado por Thanos na HQ Avengers Assemble de 2012.

Em vista dos fatos, vamos brevemente às especulações. Sendo feita na TV e trazendo a logo da SHIELD dentro da sua própria, não dá para deixar de relacionar Zodiac com a SHIELD, e claro, a série de TV Agents of SHIELD que foi exibida em 7 temporadas e 136 episódios pela Marvel TV através da parceria com a rede ABC entre 2013 e 2020. Ligeiramente conectada ao MCU, o programa foi um sucesso em suas primeiras temporadas e cativou os fãs. A vinculação ganha força com o fato do ator Clark Gregg ter repostado o anúncio em sua conta pessoal.
Gregg era o protagonista de Agents of SHIELD como o agente Phil Coulson, o líder de campo da agência e subordinado a Nick Fury (cujo ator Samuel L. Jackson fez apenas participações rápidas no programa). O personagem de Coulson apareceu primeiro no filme Homem de Ferro (2008), o primeiro do MCU e voltou nas sequências e outros filmes iniciais, como Thor e Capitão América – O Primeiro Vingador, servindo como representante da SHIELD e ligação aos filmes. Ele também está em Os Vingadores (2012), onde seu personagem é morto pelo vilão Loki, o que dá um sentido de “vingança” aos Vingadores no filme.

Na série de TV Agents of SHIELD é explicado, sempre de modo meio enigmático, que Coulson foi trazido de volta à vida de algum modo e age nas sombras para conter uma série de ameaças, desde inimigos místicos, alienígenas como os Kree e o avanço da HIDRA, que se infiltrou e contaminou a agência, como visto no filme Capitão América – O Soldado Invernal (2014). Dessa forma, o programa, coproduzido por Joss Whedon (o diretor de Os Vingadores), seu irmão, Jed Whedon, e Jeph Loeb, o presidente da Marvel TV na época, respondia aos acontecimentos do MCU e teve até algumas participações especiais de personagens menores, mas numa situação inusitada, nenhum dos filmes em si jamais fez qualquer tipo de referência direta à série, exceto por easter eggs, (menções) indiretas discretas em fundo de cena e esse tipo de coisa.
A ausência de menções aos personagens ou eventos da série – em particular atenção ao próprio agente Coulson estar vivo – levou os fãs e críticos a questionar o caráter canônico do programa.
Desde então, algumas mudanças importantes aconteceram… a Marvel Television sofreu uma grande reestruturação em anos recentes, com a empresa sendo transferida da aba da Marvel Entertainment para o comando do Marvel Studios, em 2018, a destituição de Jeph Loeb como presidente da empresa, sua substituição por Brad Winderbaum, e mais recentemente, em maio deste ano, a reorganização da companhia com o Marvel Studios sendo a empresa principal e as demais divisões (Television, Comics etc.) como subsidiadas, todas sob a liderança de Winderbaum (inclusive, os quadrinhos), e com ele respondendo diretamente a Kevin Feige, presidente do Marvel Studios, que por sua vez, responde diretamente ao CEO da Disney, a empresa-mãe.
Nesse ínterim, toda a produção da Marvel Television pré-2018 foi praticamente descontinuada e reformulada para exibição exclusiva no Disney+. Os fãs esperaram uma ruptura criativa, mas quando a Marvel começou a trabalhar na série de TV Demolidor – Renascido e percebeu que as coisas não estavam funcionando, decidiu ceder aos apelos dos fãs (e dos atores envolvidos) para conectar diretamente esse novo programa à sua encarnação anterior (Demolidor teve 3 temporadas exibidas pela Netflix nos velhos tempos da MT. E foi feito.
Desde então, o bloco da Marvel TV na Netflix – chamado de Defensores de maneira genérica – foi canonizado no MCU. O precedente levantou a questão se os produtos do bloco da ABC também estão. Essa resposta não foi dada categoricamente ainda.

Contudo, em algum sentido, Agents of SHIELD teve um herdeiro torto na Era Disney+ com a série Invasão Secreta, estrelada por Samuel L. Jackson como Nick Fury. O programa não foi bem avaliado, mas isso não significa que não terá implicações para o que quer que seja Zodiac, especialmente pelo logo da agência de espionagem presente no nome do novo programa.
É provável que Zodiac lide com a SHIELD, Fury e uma adaptação do Zodíaco como um cartel criminoso, talvez até de posse de um artefato místico poderoso chamado Zodiac Key, ou em busca dele. E não é impossível que traga alguns elementos de Agents of SHIELD, inclusive, Coulson.
Novidades devem ser reveladas nos próximos meses.

