Segundo o comunicado oficial da família, o célebre ator britânico Patrick Stewart faleceu na quarta-feira, dia 28. Stewart tinha 86 anos e o comunicado diz que ele travou uma breve batalha contra o Mal de Alzheimer e a Demência de Corpos de Lewy.

Fazendo sua carreira nos palcos dos teatros londrinos, Stewart apareceu em filmes como a versão de Duna dos anos 1980, ou Teoria da Conspiração, de Richard Donner, mas ganhou a fama com o papel de Jean-Luc Picard na série de TV Jornada nas Estrelas – A Nova Geração (1987-1994) ao longo de 7 temporadas, migrando para uma série de 4 filmes derivados (Gerações, 1994; Primeiro Contato, 1996; Insurreição, 1998; e Nêmesis, 2002).

Stewart como Picard.

Sua conexão com o mundo nerd só aumentou quando estreou no papel de Charles Xavier em X-Men – O Filme (2000) dando início à longeva franquia dos Mutantes na 20th Century Fox, que lhe rendeu participação em sete filmes até 2019.

Stewart estava ativo até pouco tempo e reprisou o papel de Xavier para Vingadores – Doutor Destino, que estreia em dezembro próximo, numa trama na qual a versão antiga dos X-Men precisa lutar para que seu universo não seja destruído pelo universo dos Vingadores do MCU. Os trailers já divulgados trazem algumas cenas de Stewart.