Primeiro foi o susto: a revista EW (Entretainment Weekly) – uma das mais badaladas dos EUA – publicou a triste nota de que Michael Rosenbaum não voltaria para reprisar o seu papel de Lex Luthor em Smallville, mesmo após os insistentes convites da produção do programa e dos fãs, especialmente via Twitter, já que o ator é um ativo usuário daquela rede social.

Ontem, o tema Michael Rosenbaum/Lex Luthor foi o mais discutido do Twitter.
Mas talvez tenha sido algo estratégico.
Hoje, os produtores de Smallville e o próprio Rosenbaum confirmaram que Lex Luthor estará presente nos episódios finais da série!
Um suspiro de alívio por parte dos fãs foi possível de escutar por toda a internet…
Como já comentado no HQRock em post anteriores (veja, por exemplo, em 23/01 e 01/02), o retorno do ator era a grande dúvida (e angústia) que cercava o final de Smallville: como encerrar a trajetória de Clark Kent se transformando no Superman sem a presença de seu maior inimigo? Ainda mais quando a série foi, como já dissemos, construída originalmente em torno da complexa relação entre os dois? (Aos neófitos: No início, ambos eram amigos, mas foram se distanciando por uma série de motivos, inclusive, pela tentativa de Clark Kent esconder o seus poderes; e Rosenbaum se desligou da série após a 7ª temporada e nunca regressara).
O ator declarou: “Estou fazendo isso pelos fãs que fizeram Smallville o grande sucesso que ela é hoje. Eu aprecio toda a sua paixão, sua persistência e até suas ameaças. Ha-ha. Mal posso esperar para dar um abraço naquela turma em Vancouver [onde a série é gravada] uma última vez e rever meus amigos. E ver Lex se tornar o cara do mal que ele estava destinado a ser”.
Os produtores Kelly Souders e Brian Peterson afirmaram que o retorno de Lex Luthor mostrará que, de fato, ele é o grande vilão da história, como o próprio personagem afirmou em determinado ponto.
Smallville é exibido no CW nos EUA e no Warner Channel no Brasil, está em sua última rodada de episódios e o final será em 13 de maio nos EUA.

