Saiu esta semana a nova animação em longametragem lançada diretamente para DVD e Blue-Ray pela DC Comics: All-Star Superman.
Já faz alguns anos que a editora de quadrinhos decidiu investir nesse formato e o resultado vem agradando público e crítica, em filmes como A Morte do Superman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde: Primeiro Vôo, Liga da Justiça: Crise em Duas Terras, Superman/Batman: Inimigos Públicos, Superman/Batman: Apocalipse.
O diferencial desses longametragens animados é que, ao contrário das séries televisivas e dos filmes com atores, aqueles adaptam diretamente histórias em quadrinhos, permitindo tramas mais concisas e, obviamente, utilizando como base textos já consolidados como “clássicos”.
Por isso, muita expectativa está lançada em cima de All-Star Superman, já que a maxissérie em que se baseia (de mesmo nome) é simplesmente considerada como a melhor história do homem de aço em décadas. Escrita pelo escocês Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely, a série mostra um Superman atemporal – sem amarras cronológicas, apenas a essência do personagem – que descobre que vai morrer em pouco tempo.


O que fazer no tempo que resta? Esta é a tônica da história. Morrison aproveitou-se disso para criar uma narrativa que procura mostrar porque o Superman é importante, além de explorar com maestria o que é, realmente, a essência do último filho de Krypton.
A maxissérie foi um grande sucesso quando publicada entre 2005 e 2008 em 12 capítulos (que atrasavam constantemente por causa da lentidão e perfeccionismo do desenhista Quitely).
As resenhas da adaptação em animação informam que o diretor Sam Liu e o roteirista Dwayne McDuffie foram extremamente fieis ao material original, o que resultou em um filme fantástico.
É aguardar para o disco chegar ao Brasil, o que deve acontecer nos próximos meses, pois todas as animações da DC têm chegado às lojas e locadoras brasileiras, mesmo que com atraso.
Fica a dica para quem quiser ver uma boa aventura do homem de aço enquanto seu longametragem com atores não chega. (Falando nisso, veja informações sobre o filme no post de 30/01).


