
Macabra coincidência. Ontem, como publicado aqui no HQRock, foi lançado o longametragem animado All-Star Superman (“Grandes Astros Superman”, no Brasil), pela DC Comics, vídeo que adapta a maxissérie de mesmo título. Hoje, houve o anúncio da morte do roteirista da animação Dwayne McDuffie.
Afroamericano, McDuffie mantinha uma importante militância sobre os direitos civis dos negros e lutava contra os estereotipos da etnia nos quadrinhos.
Ele começou sua carreira na Marvel nos anos 1980 como assistente de editor e, depois, migrou para escritor. Após trabalhar como free-lancer para aquela editora, DC Comics e Archie, participou da fundação da editora Millestone, em 1993, formada apenas por afrodescendentes e publicando somente super-heróis negros.

A Millestone era distribuída pela DC e chegou a ser comprada por esta, mas deixou de ser publicada alguns anos depois por causa das baixas vendas. Seus personagens foram absorvidos pela DC e, agora, fazem parte de seu universo. Na Millestone, além de Editor-Chefe, McDuffie criou o personagem Static, o maior sucesso da editora e que chegou a ser adaptado para a TV no desenho animado Static Shock (Super Shock, no Brasil).
Trabalhando para a TV, McDuffie se envolveu na produção da série animada da Liga da Justiça, que fez muito sucesso no início dos anos 2000. Primeiramente como roteirista, logo se tornou um dos produtores do seriado e um dos criadores da segunda fase do programa, o Liga da Justiça Sem Limites, no qual dezenas de personagens da DC interagiam com a equipe principal de Superman, Batman, Mulher-Maravilha etc.
A popularidade do programa o levou de volta aos quadrinhos, trabalhando primeiro na Marvel, onde fez o Quarteto Fantástico, entre 2007 e 2008.

Na DC, McDuffie assumiu a revista da Liga da Justiça, substituindo a aclamada fase do romancista Brad Meltzer, em 2007, mas ao contrário do esperado, sua passagem pela equipe que tão bem conhecia não foi bem sucedida, recebendo muitas críticas negativas. McDuffie postou desculpas na internet, creditando o desnível da série à interferência editorial, comentário este que rendeu sua demissão em 2009.
O escritor voltou à TV, onde criou duas novas séries de Ben 10, Força Alien e Ultimate Alien, e também passou a ser um dos colaboradores das animações em longametragem da DC. Coube a ele a responsabilidade de adaptar All-Star Superman, a maxissérie em 12 partes escrita por Grant Morrison e desenhada por Frank Quitely, a mais importante história do homem de aço dos últimos anos.
O DVD estreou ontem e já recebe críticas positivas pela fidelidade ao material original.
O HQRock estava preparando um post sobre interferência editorial justamente a partir do caso de McDuffie, que será publicado nos próximos dias.
McDuffie tinha 49 anos e havia nascido em Detroit.


