O Beady Eye lançou hoje o seu primeiro álbum: Different Gear, Still Speeding. O disco está disponível em lojas físicas e virtuais em várias versões: disco padrão, CD + DVD, LP duplo e no iTunes.

Para divulgá-lo, Liam Gallagher e Andy Bell (vocais e guitarras, respectivamente), ex-membros do Oasis, concederam uma entrevista à revista musical norteamericana Rolling Stone, onde comparam o trabalho anterior ao novo e, claro, comentam sobre o ex-companheiro Noel Gallagher, o líder e principal compositor do Oasis.

Capa do álbum.

Seguem os principais trechos:

O que é diferente no trabalho sem ele [Noel Gallagher]?

BELL: Tudo é diferente, na verdade. O Oasis acabou, mas nós decidimos continuar trabalhando juntos e sob uma banda de nome totalmente novo. Então, eu mudei do baixo para a guitarra. Nós não planejamos isso, mas terminamos compartilhando todas as composições. Trabalhando nos arranjos juntos, produzindo as gravações juntos, decidindo o encarte juntos, os vídeos e realmente nos pusemos em uma democracia.

Liam, você escreveu as letras desse disco?

LIAM: Não, eu não fiz de todo. Eu gostaria de ter feito. Eu escrevi as letras das canções que eu compus, mas Andy fez as letras das canções dele, Gem escreveu as letras das suas. Eu escrevi as minhas.

Vocês pretendem, com a gravação de vocês, continuar o que estavam fazendo no Oasis?

BELL: É uma coisa totalmente nova. Eu entendo que as pessoas possam pensar que soa familiar, mas de nosso lado, é um novo começo. Mas dizendo isso, nós estamos fazendo todo o mesmo tipo de música que fazíamos antes, nós não mudamos. Não é como se nós tivéssemos a missão de sermos diferentes. Então, algumas coisas continuam as mesmas, como as influências e a voz de Liam.

Eu percebi que as coisas estão um pouco mais como o som da velha escola de rock and roll, como Bright the light [primeira canção da banda a ser divulgada], que soa muito “anos 60” para mim. Isto era algo que vocês queriam?

LIAM: Uma vez que a música te pega, ela não te deixa mais. Nós não queríamos sair e tentar fazer aquele tipo de gravação, aquele tipo de coisa simplesmente apareceu e nós agradecemos a deus por isso.

Indo adiante, vocês pretendem manter o Oasis separado do Beady Eye ou vocês tocarão canções do Oasis nos concertos?

Capa do single com "Bright the light", primeira faixa do disco a ser disponibilizada, em novembro passado.

LIAM: O Oasis acabou! Não há mais Oasis. Isto aqui é Beady Eye e o que estamos fazendo.

BELL: Nenhuma canção do Oasis será tocada nos shows do Beady Eye. Nós sentimos que o Oasis era uma coisa diferente. Aquilo são canções de Noel, principalmente, e se alguém deveria fazer isso, deveria ele ser o cara a tocá-las.

Noel já ouviu as gravações do Beady Eye?

LIAM: Não sabemos, mas temos certeza de que ele gostará delas. E se ele não gostar, vai ser só por birra.

Você sente que aprendeu alguma coisa sobre composição por cantar as canções dele por tanto tempo?

LIAM: Não, não para mim na verdade. Noel Gallagher não foi o primeiro cara a escrever canções. Ele esta escrevendo de algum lugar e minhas coisas estão vindo de mim e das pessoas que eu escuto.

BELL: Liam tem o seu próprio estilo particular de composição. Ele tem o seu próprio estilo de tocar a guitarra. É uma expressão dele, na verdade. E eu penso que Noel tinha o seu próprio estilo, também. Eu tenho aprendido, e este é um tipo chato de questão, na verdade. Noel nunca entra em um refrão da mesma maneira e isto é algo que eu pego dele quando escrevo uma canção.

O site da banda – http://beadyeyemusic.com/ – disponibiliza os três videoclipes lançados. Confira e tire suas próprias conclusões.